Até 2030, a Metro do Porto vai acrescentar 37 quilómetros à sua rede, nas zonas de Gondomar, Trofa, Maia II e São Mamede. O investimento na adjudicação de projetos e estudos de impacte ambiental supera os 5 milhões de euros.

Obra da nova Linha G está estimada em 110 milhões de euros.

A rede de metro do Porto tem, atualmente, 67 quilómetros de extensão e seis linhas. Foto: Hugo Moreira/JPN

A Metro do Porto atribuiu a elaboração dos projetos e dos estudos de impacto ambiental das novas linhas de Gondomar, Maia, São Mamede e Trofa ao consórcio formado pela GRID e pela Ayesa, informou na quarta-feira a empresa, em comunicado.

Em causa está o avanço de quatro novas linhas, num total de 38 novas estações, que vão, em conjunto, acrescentar 37 quilómetros à rede até 2030.

Para as linhas ISMAI-Muro-Trofa (ISMAI/Paradela) e Maia II (Roberto Frias/Aeroporto), o valor de adjudicação dos trabalhos é de 2.8 milhões de euros, se optarem pela opção metrobus. Se optarem pelo opção do metro, o investimento será de 3.2 milhões para projeto e estudos. Para as linhas Gondomar II (Dragão/Souto) e de São Mamede (IPO/Estádio do Mar), o montante de adjudicação aprovado é de 2.3 milhões de euros

O prazo para entrega dos documentos quanto a programas-base, estudos prévios e estudos de impacto ambiental é de oito meses, nas linhas ISMAI-Muro-Trofa e Gondomar II. No caso das linhas Maia II e São Mamede o prazo é de 19 meses.

Primeiro Ministro discursa na cerimónia do Metro 3.0. Foto: Maria Rego/JPN Foto: Maria Rego/JPN

Mil milhões de euros no projeto Metro 3.0

O projeto Metro 3.0 – assim chamado numa alusão à terceira grande expansão da rede – representa um investimento superior a mil milhões de euros e engloba a construção de quatro novas linhas com passagem em Gondomar, São Mamede, Trofa e Maia. 

Na linha Gondomar II, prevê-se a construção de oito novas estações ao longo de 6,9 quilómetros, sendo elas, São Roque, Cerco, Lagarteiro, Lagoa, Valbom, Hospital Fernando Pessoa, Oliveira Martins e Souto. A linha de São Mamede também conta com oito novas estações (Senhora da Hora II, S. Gens, Xanana Gusmão, Elaine Sanceau, Pedra Verde, S. Mamede, ISCAP, IPO II) ao longo de 6,55 quilómetros.

Relativamente ao troço ISMAI-Muro-Trofa, a solução é combinar metro entre o ISMAI e o Muro, e metrobus na restante linha que terá 10,22 quilómetros com sete estações (Ribela, Muro, Serra, Bougado, Pateiras, Trofa Sul e Paradela). 

Se na linha Maia II, “que vai ligar a rua de Roberto Frias (no Polo Universitário da Asprela, no Porto) ao Aeroporto Internacional do Porto, na Maia, serão desenvolvidos estudos para dois modos – metroBus e metro. Após a receção dos respetivos programa-base e estudos de incidências ambientais, a Metro do Porto decidirá qual das opções deverá avançar para a fase de Estudo Prévio e avaliação ambiental”, explica a empresa.

No caso de se optar por metro, a linha terá 13,01 quilómetros e 16 novas estações (Verdes II, Ponte de Moreira, Espido, Parque Maia II, Chantre, Catassol, Maninhos, Gueifães, Milheirós, Águas Santas, Caverneira, São Gemil, Giesta, Pedrouços, Hospital S. João II e Roberto Frias). Se a opção for metroBus, a extensão da linha será de 14,3 quilómetros com 18 novas estações. 

Editado por Filipa Silva