Prevê-se que a circulação esteja interrompida até sábado, dia em que a situação vai ser reavaliada. A Proteção Civil Municipal recomenda que a população cumpra as medidas preventivas, de forma a “minimizar o risco existente”.

Períodos de chuva intensa e ventos fortes, com rajadas de até 80 km/h, são previstos para o dia de Carnaval no Porto.

A situação vai ser reavaliada no próximo sábado. Foto: Flickr

A partir das 19h00 desta quinta-feira (7), a circulação automóvel e pedonal na Avenida D. Carlos I, no Porto, vai ser interrompida, devido ao mau tempo. A situação vai ser reavaliada no próximo sábado (9).

A Câmara Municipal do Porto (CMP) explicou, na sua página oficial, que a circulação vai ser interrompida na zona da barra do Douro “por precaução e para salvaguarda da segurança de pessoas e bens”.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Porto vai estar, entre as 15h00 e as 18h00 horas de sexta-feira (8), sob aviso amarelo, com períodos de chuva “por vezes forte” e com rajadas de vento até 80 km/h.

Relativamente à agitação marítima, a cidade vai estar sob aviso laranja entre a meia-noite de sexta feira e as 12h00 horas de sábado, com ondas de oeste/noroeste que podem atingir os 11 metros. Além disso, o município destacou que, face às previsões do IPMA, há um possível “aumento do risco de galgamentos costeiros durante os períodos de preia-mar”.

A Proteção Civil Municipal recomenda que a população cumpra as medidas preventivas, de forma a “minimizar o risco existente”. Entre elas, respeitar os perímetros de segurançajunto da orla costeira e acessos aos molhes e praias” e ter um “especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros”.

Além disso, é recomendável não praticar atividades como a pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, assim como não estacionar veículos perto da orla costeira. As autoridades pedem ainda que se evitem a “circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas” e que se adote “uma condução defensiva”.

A CMP, “através do pelouro da Proteção Civil”, vai acompanhar “permanentemente” as previsões, de forma a conseguir implementar “todas as medidas preventivas e de segurança adequadas” e difundir “os avisos julgados necessários”.

Prevê-se que a circulação se mantenha interrompida até sábado, dia em que a situação vai ser reavaliada. O município garante que “o trânsito será restabelecido logo que as condições do mar o permitam”.

Editado por Inês Pinto Pereira