Benfica e Sporting defrontam-se por duas vezes num espaço de cinco dias para discutir a ida ao Jamor e a liderança no campeonato. FC Porto defronta o Vitória SC e vai tentar regressar às vitórias.

Benfica, Sporting, Vitória e Porto discutem a passagem ao Jamor. Foto: Benfica/Sporting/Vitória SC/ FC Porto

É o tudo ou nada para o Sporting e o Benfica. Os rivais discutem esta terça-feira (2) à noite a passagem à final da Taça de Portugal. Os leões partem em vantagem para o jogo, depois de terem vencido os encarnados por 2-1, em Alvalade, na primeira mão da meia-final. No sábado (6), voltam a defrontar-se para discutir a liderança do campeonato. Neste caso, a equipa de Rúben Amorim também parte ligeiramente à frente, com um ponto de vantagem e um jogo a menos que os adversários.

Já o Futebol Clube do Porto vai defrontar esta quarta-feira (3) o Vitória Sport Clube, em Guimarães, na primeira mão da meia-final da prova rainha. As duas equipas do norte vão passar por uma situação semelhante à dos rivais, mas com cenários bem diferentes. Depois do jogo a contar para a Taça de Portugal, portistas e vimaranenses voltam também a encontrar-se no domingo (7), desta feita para a 28.ª jornada da Liga Portugal. As equipas jogam ainda a primeira mão da Taça, devido ao adiamento do Santa Clara-FC Porto, nos quartos de final.

SL Benfica vs Sporting CP

Os eternos rivais vão encontrar-se pela terceira vez esta época. No primeiro jogo, a contar para o campeonato, a equipa de Roger Schmidt conseguiu uma reviravolta épica nos descontos e venceu por 2-1. No segundo jogo, a contar para a primeira mão da Taça de Portugal, foram os leões a levar a melhor, com uma vitória pelo mesmo resultado. Esta semana, aguardam-se mais dois jogos, um na Luz e outro em Alvalade.

A última vez que Sporting e Benfica se defrontaram na Taça foi na época 2018/19, também nas meias-finais. Na altura, foram os leões a seguir para o Jamor, devido à regra dos golos fora, que já não existe.

Ambas as equipas chegam em boa forma a esta partida. Depois da derrota pesada contra o FC Porto, os encarnados voltaram aos resultados positivos e somam quatro vitórias (três delas por 1-0) e um empate, nos últimos cinco jogos. Já os leões contam com três vitórias e dois resultados negativos (ambos contra a Atalanta) nas últimas cinco partidas. Apesar do histórico de resultados recente ser semelhante, o ambiente vivido nos dois clubes é bem distinto. Roger Schmidt tem sido muito contestado no comando das águias e as exibições da equipa não têm convencido os adeptos. Já Rúben Amorim tem sido largamente elogiado e até tem sido apontado ao cargo de treinador do Liverpool, nas últimas semanas.

Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres deram a vitória ao Sporting na primeira mão. Foto: Sporting/X

Pedro Gonçalves e António Adán vão continuar de fora das opções do Sporting para o dérbi. O internacional português sofreu uma lesão no jogo frente à Atalanta e ainda não está recuperado para esta partida. Sebástian Coates recuperou da gastroenterite que o afastou do jogo com o Estrela da Amadora e é opção. Do lado do Benfica, Tiago Gouveia é o único ausente, depois de ter contraído uma entorse no tornozelo. Juan Bernat regressou aos convocados, cinco meses depois, no jogo com o Chaves e está disponível para esta partida.

Na conferência de imprensa curta, Roger Schmidt reforçou a importância de jogar em casa e o desejo de alcançar a final: “Estamos motivados para chegar à final da taça e já demonstrámos isso em jogos anteriores. Temos de utilizar o estádio a nosso favor contra uma equipa muito boa e mostrar que merecemos ir à final”.

A frente de ataque do Benfica tem sofrido várias mudanças ao longo das últimas partidas. O técnico alemão não revelou qual vai ser a escolha para este jogo: “Não vou revelar o onze inicial nem o avançado que vai começar. O que precisamos é de uma exibição muito completa. Temos opções diferentes para atacar o último terço, criar perigo e marcar golos, como já mostrámos imensas vezes esta época”.

Tal como Schmidt, Rúben Amorim também não quis “abrir o jogo” relativamente à seleção da equipa: “Não vou abrir o jogo. A nossa forma de jogar é clara, as ideias também. O que dificulta mais a preparação são as características dos jogadores que vamos enfrentar. Mas o foco foi na nossa equipa e nos jogadores que temos”.

Apesar de ainda não poder contar com ele para este jogo, o técnico português acredita que Pote vai estar recuperado para o segundo encontro com os encarnados, que se realiza no sábado (6). “Acho que estará disponível e ele também acha que sim. Ele até achava que podia jogar este, mas não faz sentido nenhum. Não o vamos arriscar por um jogo, porque temos outros jogadores“, referiu.

O treinador dos leões afirma que o mais importante para a equipa é “tentar manter a normalidade” numa semana tão importante como esta. “Preparamos um jogo de cada vez, sabendo que o primeiro vai ter sempre influência no segundo. Sendo jogos tão seguidos, o dia a seguir é muito importante na recuperação física e mental. O principal é não fazer nada de diferente e manter o máximo de normalidade. Na cabeça dos jogadores, dos adeptos e do treinador são dois jogos muito importantes”, concluiu.

O jogo tem início marcado para as 20h45 e tem transmissão na RTP 1.

Vitória SC vs FC Porto

No Estádio do Dragão, vive-se (mais) um momento conturbado. Na última jornada do campeonato, o FC Porto perdeu por 1-0, na deslocação ao Estoril, num jogo que originou diversos momentos controversos. No final da partida, vários jogadores e dirigentes dos dragões confrontaram de forma não tão cordial a equipa de arbitragem, liderada por António Nobre, depois de discordarem das decisões tomadas. Na conferência de imprensa pós-jogo, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, tomou o lugar de Sérgio Conceição e acusou o videoárbitro Tiago Martins de “falsear resultados“.

Na segunda-feira, o presidente dos dragões voltou a falar, numa entrevista à SIC, onde proferiu declarações controversas que viriam a motivar uma investigação por parte da CMVM.

Dentro do campo, a situação até parecia estar a ficar tranquila, antes do jogo com o Estoril. Três goleadas nas três jornadas anteriores da Liga Portugal e uma eliminatória bem conseguida frente ao Arsenal eram sinais positivos de que as coisas poderiam estar a mudar na época azul e branca.

Já o Vitória está a fazer uma época bastante acima do esperado e, neste momento, está no quinto lugar, a apenas cinco pontos dos dragões que estão em terceiro. Os vimaranenses chegam a este jogo depois de quatro vitórias nos últimos cinco jogos.

O FC Porto perdeu contra o Estoril no último jogo. Foto: FC Porto/X

O FC Porto não vai poder contar com Francisco Conceição e Diogo Costa, ambos expulsos na partida frente ao Estoril. Iván Marcano e Zaidu também continuam de fora com lesões prolongadas. Mikel Villanueva é o único ausente na equipa do Vitória SC, depois de ter voltado a contrair uma lesão. Em sentido contrário, Bruno Varela, guarda-redes e capitão do clube, está de regresso e vai ser titular na partida, confirmou o treinador dos vimaranenses, Álvaro Pacheco.

O técnico do Vitória SC disse que estar no Jamor “é um sonho” que tem “desde criança” e acredita que “vai acontecer esta época”. O treinador realça que o clube está num bom momento de forma e motivado para a meia-final. “Estamos numa senda positiva. A equipa está a crescer. Vimos de quatro vitórias em quatro jogos muito difíceis. Vamos entrar em campo com confiança, com vontade, determinação e ambição e a acalentar o sonho de chegar à final”, afirmou.

Apesar dos recentes problemas no Dragão, Álvaro Pacheco espera um FC Porto forte e deixou elogios ao treinador adversário: “Não sinto que o FC Porto chegue fragilizado a este jogo. Vamos defrontar um grande adversário que, independentemente dos nomes, vai jogar com onze jogadores. O Sérgio Conceição é um treinador muito audaz e perspicaz. Tem-se visto isso nesta temporada, especialmente na Liga dos Campeões, com a equipa a mudar de sistema. Esse será o nosso grande desafio, porque o adversário vai jogar com onze”.

Sérgio Conceição falou pela primeira vez desde o jogo com o Estoril e voltou a lamentar a atuação da equipa de arbitragem, tal como Pinto da Costa: “O jogo do Estoril resume a época. Jogamos sempre contra algo mais do que só 11 jogadores. Vou ter mais um processo, mas é verdade. Público adversário, relvado, a chuva, e, por vezes, a equipa de arbitragem não é feliz e tem acontecido. A equipa de arbitragem também erra, eu também erro, mas aquilo não são erros técnicos. É uma provocação dos árbitros aos jogadores. A reação não foi bonita, mas posso aceitar pelo acumular“.

O treinador dos dragões não deita a toalha ao chão e deixou claro que balanços da época só se fazem no final. “Aqui ninguém desiste de nada. Estamos habituados a lutar pelos títulos até ao final. No campeonato, também vamos dar tudo, encarar cada jogo como se fosse uma final. Uma das competições, como disse o presidente, está muito difícil, praticamente impossível. Depois, temos a taça para tentar chegar à final. Temos de trabalhar muito e no final faremos o balanço da época e das outras se quiserem“, disse.

O jogo tem início marcado para as 20h15, de quarta-feira (3), e tem transmissão na Sport TV 1.

Editado por Inês Pinto Pereira