As autoridades francesas reverteram a decisão inicial de não permitir a presença de adeptos benfiquistas no estádio do Marselha. Também o Benfica recuou na sua decisão e, por isso, ambos os jogos vão contar com a presença de adeptos visitantes.

Esta quinta-feira, joga-se a primeira mão dos quartos de final da Liga Europa. Foto: Benfica/X

O Benfica recebe esta quinta-feira (11), às 20h00, o Marselha no Estádio da Luz, em jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa. Este vai ser o quinto confronto oficial entre os dois clubes e o terceiro em jogos da Liga Europa.

O Benfica não vem de uma boa faseHá cerca de um mês perdeu por 5-0 contra o FC Porto, no Estádio do Dragão, e mais recentemente foi eliminado pelo Sporting na Taça de Portugal. No sábado, voltou a perder contra os leões (2-1) num jogo crucial para a disputa do título de campeão nacional. A defesa dos encarnados não tem estado bem e tem visto uma queda de rendimento de Otamendi e António Silva, enquanto o ataque é inconsistente por não ter um ponta de lança que não tenha uma sequência de jogos como titular.

No entanto, a fase do Marselha não é muito melhor. O clube francês vem de três derrotas consecutivas na Liga francesa e está em oitavo lugar no campeonato francês. O Marselha passou por vários períodos problemáticos na temporada com a demissão precoce de Marcelino García e a fase em que esteve sob o comando de Gennaro Gattuso. Cabe ao novo treinador, Jean-Louis Gasset, levar a equipa a bom porto.

Os últimos quatro confrontos entre os dois clubes aconteceram em jogos da fase eliminatória e as memórias são ótimas para os benfiquistas. Os dois primeiros encontros aconteceram nas meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões) de 1989/90. O Benfica perdeu em Marselha por 2-1, mas não se deixou abalar e passou para a final da competição, depois de vencer em Lisboa por 1-0, graças ao critério de golos marcados fora de casa.

Os dois últimos confrontos aconteceram durante a Liga Europa de 2009/10. O Benfica empatou o primeiro jogo em casa (1-1), mas acabou por passar aos quartos de final da competição, após uma surpreendente vitória por 1-2 em França.

A questão dos bilhetes

O Benfica anunciou na terça-feira (9) que tinha anulado os bilhetes dos adeptos do Marselha. A decisão foi tomada em resposta à decisão das autoridades francesas em proibir os adeptos do Benfica de entrarem no estádio do Marselha para assistir ao jogo da segunda mão dos quartos de final da competição.

A decisão anunciada pelas autoridades francesas não surpreendeu, já que há um histórico enorme de violência que permeia alguns grupos de adeptos das equipas francesas e a cultura futebolística em França. Um dos casos mais conhecidos ocorreu na final da Liga dos Campeões de 2021/22 entre Real Madrid e Liverpool, que aconteceu no Stade de France, em Saint-Dennis. Do lado de fora do estádio, foi visível a repressão contra os adeptos ingleses. Outro caso ocorreu já esta temporada em Marselha com o apedrejamento do autocarro do Olympique Lyon por um grupo de adeptos da casa, situação que causou ferimentos no rosto do treinador, Fabio Grosso.

Mesmo com o cancelamento dos bilhetes, um dos maiores grupos de adeptos do Marselha, o South Winners 1987, partilhou na rede social X (antigo Twitter) uma mensagem dirigida aos seus membros. “Para aqueles que reservaram o autocarro, a hora do encontro foi mantida. Apesar da injustiça da decisão, vamos juntar-nos aos nossos irmãos que já lá estão. Para aqueles que reservaram um avião, contamos convosco para o apanharem na mesma“, pode ler-se na publicação.

Em entrevista ao France 3, um adepto do grupo Dodger’s Marseille disse que os marselheses vão “ao estádio aconteça o que acontecer”. “Não vamos mentir, vai haver muita cotovelada… Se tivermos que passar as grades, vamos fazê-lo”, disse.

Contudo, a decisão do lado francês foi revertida na tarde desta quinta-feira. O presidente do Marselha, Pablo Longoria, disse à RMC ter estado em contacto com as autoridades francesas desde terça-feira para permitir que os adeptos do Benfica pudessem ir ao jogo em França. O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, reverteu a decisão e a entrada dos adeptos benfiquistas no Stade Vélodrome passa a ser permitida. Longoria disse ainda que não ia assistir ao jogo, caso os adeptos do Marselha não fossem autorizados a entrar no Estádio da Luz.

Cerca de uma hora mais tarde, a apenas quatro horas e quinze minutos do início do jogo, o Benfica emitiu um comunicado a dizer que “saúda a decisão das autoridades francesas de reverter a sua anterior medida” e que “também os adeptos do Marselha estão autorizados a marcar presença no jogo desta 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa, passando a ser válidos os ingressos por eles adquiridos”.

“A equipa trabalhou muito arduamente para se qualificar para esta fase

Para além de ter garantido que os encarnados não vão desistir de lutar pela Liga portuguesa, mesmo com a vantagem do Sporting, o treinador do Benfica, afirmou que “a equipa trabalhou muito arduamente para se qualificar para esta fase“. “Cabe-nos focar completamente nestes dois jogos”, acrescentou.

Questionado sobre Aubameyang, Roger Schmidt referiu que o jogador continua “muito rápido e inteligente no posicionamento e a antecipar as jogadas na área”, apesar de já estar mais velho, e que “controlá-lo não é tarefa para um jogador, mas sim para toda a equipa”.

Durante a conferência de imprensa, que se realizou esta quarta-feira, ainda antes de os dois clubes reverterem as suas decisões e permitirem a entrada de adeptos visitantes nos estádios, Schmidt falou sobre o assunto. O técnico disse que a decisão do clube português, em resposta à decisão das autoridades francesas não deixarem entrar adeptos benfiquistas no estádio de Marselha, foi justa. “Ainda é uma questão em aberto. O Marselha não deu permissão aos nossos adeptos de assistirem ao jogo da segunda mão, e acho que é justo que eles [adeptos do clube francês] não possam vir à partida de amanhã [hoje, quinta-feira]. O melhor era que eles tivessem adeptos no nosso estádio e que nós tivéssemos os nossos adeptos em Marselha, porque precisamos sempre deles“, afirmou. Como já se referiu, a decisão foi entretanto revertida.

“Vamos criar a melhor equipa possível”

O treinador Jean-Louis Gasset, que comanda o Marselha, elogiou o Benfica e reforçou a necessidade de o Marselha fazer o melhor que conseguir na Luz. “O Benfica tem qualidades ofensivas, um poder ofensivo muito interessante. Tem experiência nesta competição. Vimos partidas com intensidade contra o Sporting, e cabe-nos a nós responder de forma rápida para estar à altura da sua performance e tentar fazer o melhor resultado”, disse. 

Quanto às lesões que tem sido recorrentes no plantel, Gasset disse que o Marselha “se adapta”. “Vamos esperar pelo último treino. Mbemba está connosco, Murillo também, eles vão fazer o último treino e tomaremos uma decisão juntos para criar a melhor equipa possível”, acrescentou.

O jogo vai ser transmitido pelo SportTV 1, às 20h00.

Editado por Inês Pinto Pereira