Paralelamente a eventos de tradição académica como o Cortejo ou o Festival Ibérico de Tunas Académicas (FITA), os estudantes são convidados a participar em diversos acontecimentos, onde se inclui a tradicional passagem pelo Parque da Cidade e a actuação de inúmeras bandas reconhecidas no panorama nacional e internacional.

Espaço CineJazz – 1 a 7 de Maio

Realizado no recinto das noites da Queima, no Parque da Cidade, as apresentações cinematográficas e de alguns projectos de jazz decorrem, quase todas, após a realização dos principais concertos de cada dia.

Outros eventos:

Domingo, 1 de Maio – Espaço CineJazz (Queimódromo)

Sessão de curtas
DJ set com projecção de curtas
Curtas metragens (Fest)
Curtas metragens (Cinanima)

Segunda-feira, 2 de Maio – Espaço CineJazz (Queimódromo)

Concerto – Dobranotch

Quarta-feira, 4 de Maio – Espaço CineJazz (Queimódromo)

Cinema e concerto ao vivo – “1, 2, 3 filmes de jazz”
Fado em Si bemol

Quinta-feira, 5 de Maio – Espaço CineJazz (Queimódromo)

Noite Infantil – Tom Sawyer – Babar – Bocas

Sexta-feira, 6 de Maio – ESMAE –Festa da AE

Cinema e concerto ao vivo – Curtas metragens (Casa da Animação) – Rui Azul

Sábado, 7 de Maio – Espaço CineJazz (Queimódromo)

Cinema e concerto ao vivo – Filme Jeff Buckley/Radiohead (Fest) – Las Guitarras Locas

Teatro de rua – 6 e 7 de Maio

A rua de Santa Catarina recebe durante dois dias, às 15h00, algumas representações teatrais. Esta iniciativa, promovida pela organização da Queima das Fitas, pretende reforçar o cariz cultural da festa dos estudantes.

Rallye Paper – 7 de Maio

As últimas edições do evento registaram a participação de mais de 150 equipas de várias instituições da Invicta, comprovando o sucesso e o crescente interesse dos estudantes da Academia por este evento.

Concertos da Queima

O recinto das Noites da Queima, o “Queimódromo”, montado no Parque da Cidade, é já um ponto de paragem obrigatório para todos os estudantes (e não só) da academia do Porto. A passagem pelas diversas barracas montadas por cada faculdade é indispensável e a enorme massa humana que se junta em frente ao palco do “Queimódromo” para assistir aos concertos preparados para animar as noites são um habitue e um ritual que nenhum estudante se cansa de cumprir. Pelo palco vão passar, entre outros, Pedro Abrunhosa, Clã, Mesa, Orishas, Quim Barreiros, Da Weasel, Milton Nascimento e Eagle Eye Cherry.

Daniel Brandão