Isaltino Morais e Valentim Loureiro não são candidatos às Câmaras de Oeiras e de Gondomar pelo PSD, anunciou o partido em comunicado. A decisão, tomada pela comissão política nacional do PSD, presidida por Marques Mendes, deve-se a questões de credibilidade e confiança política.

A condição de arguido no processo “Apito Dourado” está na base do veto à candidatura de Valentim Loureiro. “A comissão política nacional aguarda agora nova proposta da comissão política distrital do Porto quanto ao candidato a apresentar ao PSD”, segundo o comunicado.

Relativamente a Oeiras, a manutenção da política definida no último congresso social-democrata de apoiar a recandidatura da actual autarca, Teresa Zambujo, invalidou automaticamente um eventual apoio a Isaltino Morais por parte do partido. Apesar de tudo, a comissão indicou que Isaltino recebeu mais votos a favor da sua candidatura do que Teresa Zambujo (21 contra 17), tendo, no entanto, prevalecido a vontade da direcção.

As distritais de Lisboa e do Porto decidiram apoiar as candidaturas de Isaltino Morais e de Valentim Loureiro, apesar de Marques Mendes ter já anunciado que as iria vetar, como forma de desafiar a direcção do partido. No entanto, os dois afirmaram que irão concorrer às próximas autárquicas com ou sem o apoio do PSD. No entanto, o ex-autarca de Oeiras vai candidatar-se a tudo: juntas de freguesia do concelho, à câmara e à assembleia municipal, ao contrário do major que pretende concorrer apenas à Câmara de Gondomar.

Isaltino Morais: “Esta situação envolve uma atitude de vingança”

O antigo autarca reafirma a ideia de que existe perseguição politica por parte de Marques Mendes. “As pessoas aperceberam-se rapidamente que esta situação envolve uma atitude de vingança pessoal por parte do doutor Marques Mendes. Sempre considerei que não seria o presidente ideal para o PSD, ele nunca aceitou bem”, disse o ex-autarca, em declarações à TSF.

As situações de Isaltino e Valentim apenas serão alvo de apreciação após a apresentação oficial das candidaturas independentes dos militantes social-democratas contra aquelas que foram aprovadas pela direcção do PSD (ainda desconhecida no caso da autarquia de Gondomar).

A reunião do PSD/Lisboa, que juntou a totalidade das secções do distrito, aprovou ainda as candidaturas de António José Matos para a câmara da Azambuja, António Capucho para Cascais, Carmona Rodrigues para Lisboa, José Ministro dos Santos para Mafra, e Maria João Lopo de Carvalho para Vila Franca de Xira.

Daniel Brandão
Foto: PSD