Numa época em que artistas como Devendra Banhart e Sufjan Stevens (curiosamente, ambos estiveram no Festival Para Gente Sentada no ano passado) assinam obras marcantes e em que se fala num movimento de revitalização da folk, é legítimo acreditar que há espaço para um festival português dedicado às sonoridades mais intimistas.

A segunda edição do Festival Para Gente Sentada tem já três nomes confirmados pela promotora Ritmos: Damien Jurado (na foto) actua a 30 de Setembro e Sondre Lerche e Patrick Wolf no dia seguinte.

Tal como no ano passado, o festival decorre no Teatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira.

Damien Jurado é um contador de histórias de Seattle com uma discografia já assinalável dentro do que alguém chamou “urban folk”. Inspirado por Nick Drake ou Neil Young, Jurado granjeou algum culto dentro da cena independente. O álbum “On My Way to Absence”, lançado este ano, alarga a paleta de Jurado através do uso da electrónica, teclados e “samples”.

No dia seguinte actua o norueguês Sondre Lerche, que lançou com apenas 19 anos o muito bem recebido “Faces Down” (2002). O sucessor “Two Way Monologue”, editado no ano passado, é outro conjunto de canções pop bem buriladas.

Tal como Lerche, Patrick Wolf é um jovem talento. Com 22 anos, editou “Wind in the Wires”, disco entre a pop electrónica e a folk e sério candidato a figurar em várias listas de melhores álbuns de 2005.

Pedro Rios
Foto: Damien Jurado (DR)