Segundo o Jornal de Negócios Online, a decisão de José António Saraiva deverá ser anunciada à redacção do Expresso durante o dia de amanhã, quarta-feira.

Ao que o JPN apurou junto de fonte próxima da direcção do “Expresso”, José António Saraiva vai reunir-se quarta-feira, às 15h30, com a redacção do jornal para “comunicar aos jornalistas as possíveis e prováveis alterações que vai haver”. Antes disso, não haverá quaisquer esclarecimentos à comunicação social.

A mesma fonte não quis confirmar nem desmentir a eventual saída de José António Saraiva do título que dirige desde 1984.

Segundo fonte citada pela agência Lusa, a saída de José António Saraiva aconteceu devido a uma “decisão mista” entre o próprio director e a administração.

Henrique Monteiro, actual subdirector do “Expresso” (juntamente com Cândida Pinto e Nicolau Santos), é apontado como possível substituto de Saraiva.

José António Saraiva deverá assumir um novo cargo de coordenação editorial no grupo Impresa, que detém o “Expresso”, avança o Jornal de Negócios Online.

Recorde-se que o director daquele semanário se encontrava ligado ao projecto “Jornal da Região”, também propriedade da empresa de Francisco Pinto Balsemão (que detém a SIC e a Visão, entre outros órgãos de comunicação social).

O “Expresso” é o semanário mais vendido em Portugal. Registou vendas de quase 130 mil exemplares por edição entre Janeiro e Junho deste ano, segundo dados da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens.

Ana Correia Costa