Docentes, investigadores e profissionais, portugueses e estrangeiros, ligados ao teatro participam amanhã, sexta-feira, num “workshop” na reitoria da Universidade do Porto (UP). O encontro tem como pano de fundo a possível criação de um centro de estudos sobre teatro na UP, um projecto que espera decisão da reitoria da universidade.

Caso seja criado, o Centro de Investigação em Estudos Teatrais terá como objectivo “intensificar o diálogo entre universidade e meio teatral” e potenciar um “estudo mais sistemático” e “científico” “daquilo que constitui o repertório dos teatros nacionais e independentes”, particularmente da região Norte, dado que já existe o Centro de Estudos de Teatro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, explica o JPN a coordenadora do projecto, Cristina Marinho.

“[O ‘workshop’ de amanhã] Será um momento de avaliação da capacidade que temos ou não para nos organizarmos em centro”, afirma Cristina Marinho, que é docente na Faculdade de Letras da UP (FLUP). Em pouco mais que uma semana já se deverá saber se o projecto avança e, caso a reitoria o aprove, em Fevereiro já será conhecido o “seu regulamento e constituição”, adianta a coordenadora.

O objectivo do centro será a “troca de saberes” entre as universidades e o teatro. “Não é uma atitude sobranceira da universidade”, esclarece Cristina Marinho. O centro poderia, por exemplo, oferecer formação sobre as peças aos actores – que, segundo a docente, por vezes é descurada nas academias de teatro -, bem como contribuir para a encenação e o estudo do espaço cénico.

O projecto do Centro de Investigação em Estudos Teatrais pretende ser “multidisciplinar” e “interfaculdades”. Por isso, está planeado que integre investigadores da FLUP, mas também das faculdades de Direito e Arquitectura da UP, que contribuirão em temas como os direitos de autor e a “problematização do espaço cénico”.

O centro quer também colaborar com as universidades de Évora e Coimbra, bem como com investigadores estrangeiros. Dois deles – os franceses Martial Poirson e Romain Jobez – dão a conhecer a sua experiência nesta área no “workshop” de amanhã.

Cristina Marinho adianta ainda que foi proposto à FLUP, em Outubro, a criação de uma licenciatura e de um mestrado em estudos teatrais, com os mesmos moldes multidisciplinares. Segundo a docente, falta conhecer a decisão do Conselho Científico da FLUP, já que as faculdades de Direito e Arquitectura aprovaram a criação dos dois cursos.

Pedro Rios
Foto: Imaginarius