O Fantasporto continua a sua senda pelo cinema português com outros dois grandes filmes do cartaz do certame, hoje, quinta-feira, à noite, e a homenagem a Manoel de Oliveira, que os responsáveis do festival classificam como “um dos maiores embaixadores da língua portuguesa no estrangeiro”.

O festival de cinema fantástico agracia um dos patronos da Semana dos Realizadores, com a antestreia de “O Espelho Mágico” (na foto). Nesta nova película, Manoel de Oliveira volta a adaptar Agustina Bessa Luís.

Depois de “O Princípio da Incerteza”, o realizador portuense, de 97 anos, traz-nos uma história de ironia mordaz sobre uma mulher rica, a quem não falta nada, que deseja ter um encontro com a Virgem Maria para lhe fazer umas perguntas. A situação desta mulher vista pelo seu mordomo é o fio condutor desta nova obra de Oliveira, tirada do livro “A Alma dos Ricos”, da escritora amarantina.

“O Espelho Mágico” foi elogiado e galardoado um pouco por todo o mundo e esteve presente no Festival de Cinema de Veneza, no ano passado.

Outros destaques

Para além da homenagem a Manoel de Oliveira, o “Fantas” traz hoje o “techno-thriller” “Animal”, com Diogo Infante. Um filme carregado de tensão, da autoria de Roselyne Bosch, sobre a relação da mente humana com a vontade de matar. Depois da abertura oficial com a estreia de “Coisa Ruim”, o festival de cinema fantástico continua a apostar no cinema português.

David Pinto
Fotos: Temacom
DR