3,14159265358979323846…. É assim que começa o número infinito que a matemática baptizou de π (“pi”). Para quem não sabe o “pi” é a razão entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro e tem o seu próprio dia mundial, a comemorar hoje, terça-feira, em todo o mundo.

O dia serve para promover a matemática e a data não foi escolhida ao acaso: nos Estados Unidos, o dia de hoje designa-se por 3/14. A comemoração adquire um carácter especial se acrescentarmos que este ano faz 300 anos que se começou a utilizar a letra grega “π” para representar este número.

Apesar de ter uma definição simples, o número surge em inúmeras relações na matemática, física e engenharia, sobretudo no cálculo de áreas de círculos, perímetros e volumes. A fórmula do “pi” é também utilizada na arquitectura, biologia, astronomia e belas artes.

José Carlos Santos, professor do departamento de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências do Porto, explica ao JPN que a curiosidade face a este tópico reside no facto de ser de valor infinito e de “dar vontade de saber exactamente quanto é que é. Quer-se ir sempre um pouco mais longe, conhecer mais casas decimais, mais regularidades dentro da disposição dos algarismos de π”.

Relativamente ao Dia Mundial do Pi, o professor diz ser “bom que se usem dias como este para as pessoas tomarem consciência de como a matemática é bastante usada à nossa volta”.

No nosso país, a data está a ser comemorada no Pavilhão do Conhecimento, numa iniciativa da Ciência Viva. As actividades exploram as várias áreas em que se utiliza o significado de π e estão a decorrer de hoje até domingo.

Sónia Santos
Foto: SXC