A ciência foi o tema principal do debate mensal do Parlamento. Do conjunto de medidas anunciadas por José Sócrates destaca-se o aumento de 250 milhões de euros para a ciência no Orçamento de Estado de 2007.

O primeiro-ministro justificou este reforço com a necessidade de aumentar o potencial científico nacional, de modo a aumentar a competitividade na economia global. “Só com esta decisão conseguiremos duplicar o investimento público em ciência, alcançando no final da legislatura um mínimo de 1% do Produto Interno Bruto”, afirmou.

O Governo quer também uma reforma progressiva do sistema científico e universitário. Desta reforma fazem parte o fim do financiamento a cursos superiores de licenciatura com menos de 20 alunos na primeira inscrição e de pólos de ensino superior que não satisfaçam limiares mínimos de desempenho, a fixar por avaliação independente.

No mesmo âmbito, Sócrates promete combater a proliferação excessiva de estruturas, estimando-se a redução em 25% dos centros de investigação.

As questões da agricultura e o encerramento das maternidades foram outros dos temas abordados na sessão.

Sónia Santos
Foto: SXC