A primeira revista portuguesa dedicada ao mundo da inovação chega às bancas amanhã, sexta-feira. Com o slogan “A Ideia é pessoal, mas transmissível”, a “Inovar-te” é uma publicação bimensal dirigida a pessoas e organizações com interesses nas mais diversas áreas da temática da inovação.

Liderada pelo jornalista Horácio Piriquito e com uma equipa composta por oito mestrandos em Gestão da Inovação e Conhecimento da Universidade de Aveiro, a revista nasceu de um conjunto de encontros entre empresários, investigadores e professores, que desafiaram a organização para lançar a primeira publicação sobre inovação.

“Pretendemos não só que quem está a ler, esteja a inovar, mas também que seja inovado”, revela ao JPN Vasco Sousa, director de inovação da “Inovar-te“. “A revista vem preencher um vazio que existe nesta área. No entanto, não queremos que seja técnica e científica. Queremos democratizar a ideia de inovação e mostrar que não é própria de génios”, acrescenta.

O público a que se dirige a revista ainda não está totalmente delimitado. “Em função de sermos uma revista única, ainda não temos um público definido, mas podemos dizer que se destina a docentes, universitários, alunos pós-graduados, empresários e investigadores, tendo em conta a transversalidade da publicação”, afirma Vasco Sousa.

A nova revista, com 100 páginas – apesar de o primeiro número ter ainda mais seis –, vai abranger temas como a tecnologia, criatividade, a educação para a inovação, a inovação dentro das organizações universitárias e estatais.

De acordo com Vasco Sousa, “as tecnologias do futuro, o relacionamento entre as universidades e as empresas ou a forma de abordar os cenários de prospectiva” vão ser alguns dos assuntos que vão aparecer na edição número um da revista que vai ter uma tiragem de 100 mil exemplares.

No Conselho Editorial da “Inovar-te” encontram-se algumas personalidades relevantes nesta área como Carlos Zorrinho, Teresa Lago, Guta Moura Guedes, Mira Amaral ou José Miguel Júdice, que vão ter “uma participação na própria estruturação dos conteúdos”.

Além do formato em papel, a revista vai alargar as actividades ao seu “site“.

João Queiroz