O “exemplo de vida” e a “dedicação à causa pública, dando o melhor saber e entrega às políticas de saúde” são os motivos invocados pela Direcção-Geral de Saúde (DGS) para a atribuição do primeiro Prémio Nacional de Saúde ao médico Albino Aroso.

O prémio foi criado este ano pelo ministro da Saúde Correia de Campos e visa distinguir anualmente “uma personalidade que tenha contribuído, inequivocamente, para a obtenção de ganhos em saúde ou para o prestígio das organizações de saúde no âmbito do SNS”.

Natural de Vila do Conde, Albino Aroso desenvolveu ao longo do seu percurso profissional, na área das ciências da saúde, uma “intensa actividade científica”.

Professor associado jubilado de ginecologia no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, é considerado um dos maiores impulsionadores do planeamento familiar em Portugal e tem um reconhecido trabalho na área materno-infantil.

“O professor Albino Aroso prestou enormes contributos à colectividade nacional, estando o seu nome inscrito na história da saúde em Portugal e do mundo”, escreve a DGS em comunicado.

A atribuição do Prémio Nacional de Saúde decorre a 4 de Outubro de cada ano, data de comemoração da criação da DGS.

O júri foi presidido pelo director do Instituto de Bioética da Universidade Católica, Walter Osswald, e constituído pelos bastonários das Ordens dos Médicos, Enfermeiros e Farmacêuticos e pelo director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Jorge Torgal.

JPN
Foto: DR