Francis Obikwelu, duplo ouro nos Europeus de Gotemburgo, ficou à frente do lituano Virgilijus Alekna, campeão europeu do disco, e do lançador de dardo Andreas Thorkildsen, da Noruega, na votação para melhor atleta masculino europeu do ano, uma iniciativa da Associação Europeia de Atletismo (EAA).

“Este prémio representa o mundo para mim. Sinto-me muito honrado por recebê-lo como corolário de uma época [2006] que me correu especialmente bem”, reconheceu o recordista europeu dos 100 metros (9.86s), depois de tomar conhecimento da distinção.

O português de origem nigeriana, actualmente a treinar em Madrid, ganhou no ano passado 16 das mais importantes provas de 100 metros e seis de 200. Em Agosto, nos campeonatos da Europa, conseguiu um feito histórico ao vencer as duas corridas de velocidade (100 e 200 metros), baixando mesmo dos dez segundos no hectómetro (9.99s).

Com 28 anos, Obikwelu foi nomeado atleta do ano com quatro pontos, batendo o campeão europeu do lançamento do disco, o lituano Virgilijus Alekna (seis pontos) e o lançador de dardo Andreas Thorkildsen, da Noruega (nove pontos).

A pontuação resultou da soma da posição de cada atleta nas três categorias de votação: a imprensa e o público votaram em Obikwelu para primeiro lugar, enquanto o resultado dos votos das federações posicionou-o em segundo, daí resultando quatro pontos (1+1+2).

Na vertente feminina, a sueca Carolina Kluft, campeã europeia do heptatlo, foi a eleita como a melhor de 2006. O segundo lugar deu um empate entre a belga Kim Gevaert, campeã dos 100 e 200 metros dos Europeus, e a russa Yelena Isinbayeva, multirecordista mundial do salto com vara. Kluft, campeã olímpica e mundial, de 23 anos, havia já ganho este troféu em 2003.

Ana Sofia Gonçalves
lj04010 @ icicom.up.pt
Foto: SCP