A relação de um estudante com a sua universidade ou instituto politécnico acaba com o final de curso? Na maior parte dos casos a resposta é afirmativa. Ao contrário de países como a Inglaterra e os Estados Unidos, os “alumni”, ou antigos alunos, são uma figura pouco valorizada em Portugal. A Universidade do Porto (UP) está empenhada em reverter a situação e explorar esse património.

O Gabinete do Antigo Aluno, formado em Outubro de 2006, lançou na semana passada um inquérito “on-line” aos antigos alunos. O objectivo é reunir informações actualizadas sobre o que fazem e onde vivem para que a universidade mantenha o contacto com os seus diplomados.

“Interessa-nos que [os ‘alumni’] mantenham a ligação afectiva, mas também que sejam informadores da universidade no que toca às necessidades de formação”, exemplifica a vice-reitora Maria de Lurdes Correia Fernandes.

A base de dados vai permitir à UP dar “resposta em termos de formação conferente de grau, cursos de especialização e formação contínua, uma dimensão cada vez mais importante”, aponta a responsável pela pasta dos antigos alunos.

Há outra vantagem óbvia: o estabelecimento de projectos conjuntos financiados por antigos estudantes com poder financeiro. “Gostava de ver grandes empresários da região que são antigos alunos da UP a apoiar [iniciativas da universidade]”, refere.

O Gabinete do Antigo Aluno concretiza uma aposta forte da UP. “Seremos os primeiros em Portugal. Outras universidades têm algumas iniciativas mas nenhuma com este peso”, garante Correia Fernandes.

À semelhança da UP, a Faculdade de Ciências Económicas e Empresarias da Universidade Católica de Lisboa e a Universidade de Coimbra deram passos no sentido de aumentar a ligação aos seus diplomados.

A faculdade lisboeta estabeleceu uma base de dados e instituiu um “prémio carreira” atribuído anualmente. Por seu lado, Coimbra criou uma Rede de Antigos Alunos, que prevê o mecenato.

Observatório do emprego ainda este ano

Depois de constituir uma “base de dados alargada”, a UP vai criar o cartão do antigo aluno, que dará acesso às mesmas condições que têm os actuais estudantes (bibliotecas, museus e, possivelmente, descontos em entidades culturais da cidade). Foi uma das regalias aprovadas pelo Senado universitário em Novembro do ano passado.

Ainda este ano deve ser lançado um observatório do emprego, que “siga com regularidade” o percurso profissional dos alunos da UP.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt