A sete jornadas do fim do campeonato a discussão pelo título está mais acesa do que nunca. O golo de Tello no Dragão deu um tiro certeiro na caminhada azul e branca rumo ao bi-campeonato e colocou praticamente em pé de igualdade as aspirações do FC Porto e do Benfica no que toca à vitória na Liga. Agora, um ponto apenas separa “dragões” e “águias”, os únicos que dependem de si para chegar à meta em primeiro.

Ontem, na Amadora, Petit apenas confirmou aquilo que Tello anunciou: o caminho está aberto para uma recta final empolgante em que muito provavelmente o título só será entregue nas derradeiras jornadas.

Até porque o Benfica-FC Porto da próxima jornada não será ainda o jogo do título. Depois da partida na Luz ficam a faltar seis jogos para o fim e até lá há ainda muita tinta para correr. É que à 27ª jornada, há um Benfica-Sporting e esse, sim, poderá ser decisivo nas cada vez mais complicadas contas do título.

De facto, nada fazia prever um campeonato tão disputado. Quando terminou 2006, o FC Porto era apontado como o grande favorito para vencer o campeonato. Os dragões eram os mais regulares, em exibições e resultados, e levavam para a segunda metade da prova sete confortáveis pontos de vantagem.

Mas as duas derrotas consecutivas com a União de Leiria e o Estrela da Amadora mostraram ao campeonato que o FC Porto não era imbatível e que nada estava ainda decidido. Entretanto, os portistas recuperaram da crise, somando quatro vitórias seguidas. Um percurso vitorioso que foi travado na pior na altura e no pior local pelo Sporting, que ainda acalenta esperanças de chegar à liderança.

Belenenses europeu ameaça Braga

Pelos lugares europeus, a luta também está ao rubro. O Belenenses quebrou a invencibilidade do Paços de Ferreira na Mata Real e isolou-se no quarto posto, ultrapassando o Sporting de Braga que só joga esta terça-feira frente à Naval 1.º de Maio.

Uma excelente campanha da formação de Belém que viveu numa indefinição permanente na pré-temporada, com um pé na Bwin Liga e outro na Liga de Honra. Agora é um dos sérios candidatos a representar Portugal nas competições europeias no próximo ano.

Na corrida pela Taça UEFA, está também o Nacional da Madeira, a única equipa que até ao momento triunfou em casa nesta jornada, ultrapassando a União de Leiria e o Marítimo que empataram com os dois últimos classificados. O Vitória de Setúbal também não fez melhor que o Beira-Mar e o Desportivo das Aves, o que torna cada vez mais a três a luta pela permanência na Liga.