O Governo francês decidiu atribuir as insígnias com o Grau de Oficial das Artes e Letras a três portugueses: a escritora Lídia Jorge, a arquitecta Margarida Veiga e o designer Mário Caeiro.

A entrega das insígnias em nome do governo de França será feita pelo embaixador francês em Portugal, Patrick Gautrat. A cerimónia vai realizar-se a 5 de Julho na embaixada francesa em Lisboa.

Lídia Jorge é uma das escritora portuguesas mais reconhecidas em França. O seu último romance, “O Vento Assobiando nas Gruas”, foi considerado naquele país um dos mais importantes do ano e chegou, inclusivamente, a ser nomeado para o Prémio Fémina 2004 e foi um dos finalista do Prémio Leitoras da revista
“Elle”.

Margarida Veiga trabalha regularmente com o Musée des Beaux Arts de Lyon. Colaborou com a Fondation Cartier e com o Museu de Arte Contemporânea de Bordéus. É, de momento, responsável pelas artes visuais no Instituto das Artes do Ministério da Cultura em Portugal.

Mário Caeiro também mantêm uma forte ligação a França, já que colaborou com Serviço Cultural da Embaixada de França e o Instituto Franco-Português no projecto Luzboa. Deste projecto resultou a primeira Bienal da Arte da Luz em Lisboa, em Junho do ano passado.

Andreia C. Faria

Foto: Mulheres Portuguesas do Século XX