Decorre esta quinta e sexta-feira, em Bruxelas, uma cimeira que conta com a participação dos chefes de Estado e de governo dos 25 países da futura União Europeia. O início da reunião está marcado para as 18 horas.

O Conselho Europeu irá debater questões relativas à cooperação anti-terrorista, ao processo de reformas económicas na UE e à reabertura das negociações sobre a Constituição Europeia.

No primeiro dia, os líderes dos 25 países deverão aprovar uma declaração de luta contra o terrorismo, cujas medidas já foram decididas na passada semana. Fazem parte deste documento a activação da “cláusula de solidariedade” entre os Estados-membros, o reforço da cooperação entre os serviços de inteligência, a criação de um comissário para o terrorismo e a aplicação da legislação comunitária adoptada em resposta aos atentados de 11 de Setembro.

No debate mensal a decorrer no Parlamento, Durão Barroso já fez saber que Portugal vai apoiar todas estas medidas no Conselho Europeu.

Para sexta-feira está prevista a discussão sobre a Agenda de Lisboa, que encerra a estratégia de reformas económicas para a UE. Estas reformas vão ser discutidas em três sessões: uma sobre o crescimento sustentável e a competitividade, outra sobre emprego e uma última sobre as reformas a aplicar até 2005.

Deste encontro espera-se também que os líderes europeus cheguem a acordo quanto à Constituição Europeia, de forma a incentivar a sua aprovação até ao final da presidência irlandesa.

Andreia Parente