A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu o primeiro concurso para a atribuição de bolsas no âmbito do Programa “MIT-Portugal“. Ao todo, são 48 bolsas de doutoramento e pós-doutoramento.

As bolsas de doutoramento destinam-se a licenciados ou a mestres interessados em aprofundar os seus conhecimentos em Portugal e nos Estados Unidos. Os já doutorados podem beneficiar das bolsas de pós-doutoramento.

Há nove bolsas para cada um dos quatro cursos de doutoramento (Sistemas de Bio-Engenharia, Líderes para Indústrias Tecnológicas, Sistemas Sustentáveis de Energia e Sistemas de Transportes).

Cada um dos cursos de pós-doutoramento (Engenharia de Concepção e Sistemas Avançados de Produção, Sistemas Sustentáveis de Energia e Sistemas de Transporte) conta com quatro bolsas.

Os interessados podem inscrever-se no “site” da FCT ou no do programa “MIT-Portugal“, onde também está disponível informação sobre o concurso.

O acordo entre Portugal e o Instituto de Tecnologia do Massachusets (MIT), assinado em Outubro do ano passado, abrange cinco áreas científicas e sete instituições de investigação. Tem como principal objectivo internacionalizar o conhecimento português e pô-lo ao serviço do crescimento económico do país.