Esta estudante de História de Arte na FLUP não está muito optimista em relação à entrada da Polónia na UE.
Justyna afirma que uma das maiores vantagens da adesão do seu país será o facto de se poder viajar pela Europa sem passaporte. No entanto, por agora vê neste processo mais desvantagens: “em primeiro lugar o nosso governo não negociou boas condições de adesão”. Justyna mostra-se preocupada com o facto dos agricultores polacos não terem recebido as mesmas oportunidades que as de outros Estados-membros e teme que muitas propriedades agrícolas entrem em declínio.

Outra desvantagem que a aluna da Polónia aponta ao ingresso na UE prende-se com a provável inundação de produtos europeus, “o que não é bom para a nossa economia e para o desenvolvimento dos nossas pequenas e médias empresas”. Para além disso Justyna refere que os preços de muitos produtos podem disparar e sublinha haver muitos protestos contra o encerramento de minas de carvão e fundição de aço.

Relativamente à reacção dos polacos a este alargamento Justyna explica que a União Europeia tem muitos oponentes na Polónia e que o número está a aumentar em vez de diminuir. Relembra que o resultado do referendo para a adesão não foi muito satisfatório, visto que apenas 59% dos polacos foram às urnas (77% votaram a favor e 23% contra).

A aluna mostra-se algo preocupada com a possibilidade de Varsóvia perder a sua independência a favor da União: “pode ser visto como prejudicial para a nossa jovem democracia, já que só em 1989 adquirirmos independência total”.
Sobre o facto dos países mais ricos e poderosos da UE virem a “dominar” os mais pequenos, Justyna Galinska não tem dúvidas: “com certeza que vão, foi por isso que a Polónia e a Espanha lutaram para que o projecto constitucional de Nice não atribuísse todo o poder decisório dentro da União à França e à Alemanha.

Mas apesar de um certo cepticismo, Justyna diz que a entrada do seu país na UE vai fortalecer a democracia na Polónia e aponta como prioridade o combate ao problema da corrupção, que começa já a surtir alguns efeitos.

Carla Sousa

Foto: