Durão Barroso e José Luís Zapatero reuniram-se, ao final da tarde de ontem, em Lisboa pela primeira vez desde que o PSOE assumiu a chefia do governo espanhol. Entre os vários assuntos discutidos, o combate ao terrorismo esteve na agenda de ambos e suscitou divergências: enquanto o primeiro-ministro português fala em “firmeza, sem derivas securitárias”, o primeiro-ministro espanhol ressalva a importância da “cooperação” e do “reforço” das forças e medidas de segurança.

Ainda assim, disse Zapatero, na conferência de imprensa concedida pelos líderes dos executivos ibéricos, que “o Iraque não vai afastar um centímetro Lisboa de Madrid”. As relações luso-espanholas, afirmam, são para “manter e melhorar”, numa altura em que alguns projectos estão em fase decisiva. Os dois grandes exemplos aflorados foram o Mercado Ibérico de Electricidade (MIBEL) e a linha de comboio de alta velocidade (TGV).

O primeiro-ministro espanhol sublinhou também a “total disponibilidade e uma grande sensibilidade” pela vontade portuguesa de colocar António Vitorino na presidência da Comissão Europeia. Zapatero disse mesmo que “Espanha vê com bons olhos” a possível candidatura do eurodeputado português ao lugar.

A Constituição Europeia e a Conferência Inter-Governamental também foram discutidas por Barroso e Zapatero, mas sobre estes assuntos não foram adiantados quaisquer pormenores. Para Outubro ficou já agendada uma Cimeira-Luso Espanhola, a realizar em Santiago de Compostela, na Galiza.

Depois do encontro com Durão Barroso, o chefe do executivo espanhol teve ainda tempo para breves reuniões com o Presidente da República, Jorge Sampaio, com o líder socialista português, Ferro Rodrigues e ainda com António Guterres, líder da Internacional Socialista.

As críticas feitas por Durão Barroso a 15 de Abril, quando o primeiro-ministro português afirmava que “não se compra segurança com posições dúbias” são, ao que parece, águas passadas. Em vez disso, disse Durão na conferência de imprensa: “As relações entre Lisboa e Madrid têm de ser muito especiais, baseadas na lealdade, na sinceridade e na franqueza”.

Liliana Filipa Silva