O aviso é feito pelo Departamento de Estado norte-americano num comunicado emitido esta quinta-feira.

Embora o alerta seja dirigido aos cidadãos norte-americanos, o aviso serve para todos aqueles que estejam a pensar participar em eventos de grandes dimensões, como o Euro 2004 ou o Rock in Rio. Neste momento, as cerimónias que decorrem em Fátima são a grande preocupação. Durante as cerimónias são esperados cerca de 400 mil peregrinos.

Além da possibilidade de ocorrência de atentados terroristas, o Departamento de Estado norte-americano alerta ainda para os eventuais perigos das visitas de hooligans a Portugal por altura do Euro 2004. Teme-se, por isso, que possam surgir focos de violência dentro dos estádios e também nas cidades que acolhem os jogos do campeonato europeu. Porto, Lisboa, Faro, Leiria, Aveiro, Guimarães, Braga e Coimbra poderão ser os principais alvos de eventuais atentados terroristas.

Na passada quarta-feira ficou decidido em Conselho de Ministros a suspensão do Acordo de Schengen. Esta medida de segurança irá vigorar entre 26 de Maio e 4 de Julho, com o objectivo de reforçar o controlo das fronteiras portuguesas.

O campeonato europeu de futebol decorre entre 12 de Junho e 4 de Julho. Durante esse período é esperada a visita de cerca de um milhão e meio de pessoas ao país.

Ana Correia Costa