A equipa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Diana Miyake e Sérgio Baceira) venceu o torneio de debates que decorreu sábado na congénere do Porto (FLUP). Sérgio Baceira sagrou-se campeão na arte do confronto de ideias também na classificação individual (80 pontos) e atingiu o prémio de melhor orador.

Letícia Teixeira e Joana Pereira (FLUP A) ocuparam o quinto lugar ex-aequo na tabela individual, mas apenas a equipa de Letras de Lisboa e a de St. Julian’s School (representada por Sydney Jennings e Geert Sillevis) ultrapassou as portuenses na classificativa por equipas. St. Julian’s venceu o campeonato dos colégios, em que também participou o Luso-Internacional do Porto.

Ao JornalismoPortoNet, Letícia Teixeira admite que “gostava que o troféu tivesse ficado no Porto”, mas adianta que “o nível da final foi muito bom, especialmente porque a moção (permissão de tortura para os terroristas) foi debatida nos extremos em vez de num meio termo”.

O torneio foi organizado por John Ross, responsável pela Debating Society da FLUP, e por Pedro Alves, de Lisboa, e contou com a presença de 14 equipas vindas de Castelo de Paiva, Lisboa e S. João da Madeira, além da prata da casa. Letras do Porto levou outra equipa ao campeonato (Cláudia Monteiro e Clovis Alves), que ficou na sétima posição por equipas.

A primeira participação da Debating Society do Porto numa competição nacional aconteceu em 1999. Entretanto, a evolução conseguida levou Pedro Henrique, o aluno com maior experiência, e Ana Mourão ao campeonato internacional de 2000, em Toronto, no Canadá. A equipa atingiu o mais alto posto conseguido por uma dupla portuguesa: um lugar a meio da tabela de 500 equipas. Em 2003, Pedro Henrique e Sofia Araújo venceram o campeonato nacional.

Letras em Inglaterra

A Debating Society do Porto participou também no Campeonato Europeu Universitário de Debates, que decorreu em Durham, Inglaterra, entre 18 e 24 de Abril.

durham1.jpg

Entre as 72 equipas participantes, Letícia Teixeira e Joana Pereira ocuparam a 68ª posição na classificação final e não passaram da primeira fase de apuramento. “Os resultados seriam de esperar, já que não somos nem falantes nativos da língua nem de um curso de Direito, Política ou Relações Internacionais, como a maioria dos participantes”, explica Letícia Teixeira.

A oradora reconhece algum desapontamento perante a classificação, mas refere que a competição é apenas um dos elementos da ida a Inglaterra: “felizmente o nosso resultado foi superado com a ajuda das pessoas que conhecemos lá, que, aliás, constituíram a melhor parte da viagem. Conhecer pessoas, culturas e ter novas experiências, e talvez amigos que vão durar muito tempo e, além disso, a convivência entre nós, que nos conhecemos melhor”.

Letícia Teixeira alcançou o 109º lugar a título individual entre 144 participantes, e Joana Pereira ficou em 129º.

durham-cork.jpg

A segunda equipa da Debating Society classificou-se em penúltimo lugar com resultados individuais que os deixaram 139º e 140º lugares (Mariana Sá e Paulo Oliveira, respectivamente). O torneio principal foi ganho pelos holandeses de Utrecht. Derek Lande, aluno de Filosofia do Colégio Universitário de Cork, na Irlanda, foi o melhor orador e o seu estabelecimento de ensino irá acolher o Campeonato Europeu Universitário de Debates em 2005.

Manuel Jorge Bento