É uma Alemanha igual a tantas outras Alemanhas. O futebol germânico não muda e os trunfos dos “panzers” são os mesmos que há 20 anos: a frieza, objectividades e eficácia. Rudi Voller conseguiu introduzir um cunho pessoal. Como jogador de ataque, dotou a selecção de um pouco mais de criatividade. Não lhe fez mal.

Depois da travessia no deserto que foi o período compreendido entre 1998 e 2002, os germânicos regressaram em força no Mundial do oriente. Sem pressão, os comandados de Rudi Voller fizeram uma prova imaculada e só baquearam na final contra o Brasil. Como os sul-americanos não são europeus, a Alemanha tem agora responsabilidades acrescidas.

A Estrela

Ballack.jpg

BALLACK – É um médio centro com vocação ofensiva e que, naturalmente, é utilizado muitas vezes como médio ofensivo. Joga bem com os dois pés, tem um remate não muito forte mas colocado, boa visão de jogo e técnica apurada. Um geómetra habilidoso, características a que os germânicos não estão muito habituados. Faz golos com muita facilidade. No seu melhor campeonato, ainda pelo Leverkusen, apontou 17 e foi o melhor marcador da Liga alemã. Notável.

Ballack não é o protótipo do típico jogador alemão. Talvez por isso se destaque no seio desta equipa. A selecção aprendeu muito com ele, e vice-versa. Se hoje a Alemanha é mais ofensiva e criativa a ele o deve. Por outro lado, a “mannschaff” instruiu a Ballack alguma frieza e ainda mais objectividade.

A Revelação

Kuranyi.jpg

KURANYI – É um dos jogadores sensação desta época na Bundesliga. Kuranyi é o resultado de uma mistura “exótica” de culturas. Nasceu no Brasil e é filho de mãe panamiana e pai alemão. Vive na Alemanha desde a idade de juvenil e foi no Estugarda que cresceu e se formou como jogador profissional.

Kuranyi é um avançado alto mas tecnicista, com muito sentido de oportunidade. Faz golos com facilidade e foi a solução encontrada por Rudi Voeller para ser alternativa a Klose, arredado da sua melhor forma. Melhor marcador da Bundesliga na época transacta, confirmou este ano os dotes de goleador.

O Seleccionador

Voller.jpg

RUDI VOLLER
Idade: 44 anos
País: Alemanha
Carreira como treinador:
Nada a assinalar
Títulos conquistados:

Alemanha

alemanha_2.jpg
1
GR
2
MD
3
ME
4
DC
5
DC
6
DC
7
MC
8
MC
9
PL
10
PL
11
MC
André Morais