O “pós-Stoitchkov” foi complicado de superar. Num país pequeno não nascem todos os dias Penevs, Kostadinovs ou Balakovs. A um período difícil seguiu-se a agradável surpresa que foi a fase de qualificação para o Euro2004. Num grupo complicado, os búlgaros desde cedo assumiram a liderança, deixando pouco espaço de manobra a croatas e belgas. A nova vaga de talentos búlgaros só agora começa a dar frutos. Stilian Petrov e Berbatov são os mais conhecidos. Mas há mais…

A Bulgária está colocada no único grupo que apenas tem um “tubarão” do futebol europeu. Os búlgaros pretendem aproveitar o facto e conseguir o apuramento para os quartos-de final. Pedir mais do que isso é, talvez, um exagero.

A Estrela

Berbatov.jpg

BERBATOV – Apontou cinco golos em seis jogos na fase de apuramento. Berbatov combina várias caraterísticas: porte físico, força, velocidade e bom toque de bola, atributos que o tornam a principal referência ofensiva dos búlgaros. Apesar de ainda ser muito jovem (23 anos), o avançado búlgaro já não é um novato. Três anos ao mais alto nível no competitivo campeonato alemão, ao serviço do Bayer Leverkusen dão a qualquer jogador bastante experiência.

Na selecção, Berbatov estreou-se com 18 anos! E foi com 19, ainda em idade júnior, que marcou o primeiro golo. Numa selecção búlgara desaparecida das grandes competições desde 1998, Berbatov é o jogador em quem os adeptos vêem um pouco daquele que é o melhor jogador búlgaro de todos os tempos: Stoitchkov.

A Revelação

Peev.jpg

PEEV – Faz parte da equipa em que o Dínamo de Kiev aposta para repetir os êxitos do passado. Peev é um extremo direito “à moda antiga”, daqueles que gosta de procurar a linha de fundo para efectuar cruzamentos. Cruzar não é o seu ponto forte, mas tenta-o com frequência, o que lhe tem valido o aperfeiçoamento nesse capítulo.

Forte fisicamente, Peev é muito rápido, e transforma-se numa enorme dor de cabeça para os adversários. Começou a ponta de lança, mas a adaptação à ala direita correu melhor do que a experiência no ataque. Também já foi utilizado a defesa direito e isso confere-lhe agressividade no apoio aos defesas quando é utilizado na sua posição.

O Seleccionador

Markov.jpg

PLAMEN MARKOV
Idade: 46 anos
País: Bulgária
Carreira como treinador:

  • Chardafon Gabrovo
  • CSKA Sofia
  • FC Minior
  • FC Vidima Rakovski

Títulos conquistados:

Bulgária

bulgaria_2.jpg
1
GR
2
DD
3
DE
4
DC
5
DC
 Zagorcic
6
MC
7
MD
8
MC
9
PL
10
MC
11
ME
André Morais