Longe vão os tempos em que o ditado se podia aplicar. Quando se falava de uma equipa escandinava, a ideia que se tinha dos seus jogadores era instantânea: altos, loiros e toscos. Mas a tradição já não é o que era, e hoje todos olham para selecções como a dinamarquesa com desconfiança.

Os dinamarqueses não têm por hábito conseguir grandes resultados, mas é raro o ano em que não passam a primeira fase. Repetir 1992 é muito difícil. Os quartos de final e o manter da regularidade já seriam um bom prémio.

A Estrela

Tomasson.jpg

TOMASSON – O seu ritmo goleador diminuiu no último ano, depois da transferência para o AC Milan, onde joga com menos frequência. Na selecção, Tomasson continua a ser imprescindível. A média de um golo por cada duas partidas efectuadas atesta bem da sua importância. Esta é a terceira participação consecutiva de Tomasson em fases finais de grandes competições.

Verdadeiro homem de área, Tomasson aparece em zona de finalização com bastante frequência e quase sempre nos momentos certos. Jogador muito experiente, não se destaca por nenhum capítulo em particular, mas sim pelo conjunto dos seus atributos.

A Revelação

Bogelund.jpg

BOGELUND – Numa equipa constituída à base dos mesmos jogadores que estiveram no Mundial2002 e onde quase todos ultrapassam a fasquia dos 27 anos de idade, é difícil eleger um jogador que se possa tornar uma revelação. Kasper Bogelund é um lateral direito ofensivo que também pode jogar a médio. Na Dinamarca, essa posição tem sido ocupada por Thomas Helveg. Contudo, o jogador do Inter de Milão está numa fase descendente da carreira e Kasper Bogelund pode aproveitar o facto para assumir esse lugar.

Bogelund tem ganho preponderância no PSV, clube que representa há três épocas. Com 23 anos, a sua vocação ofensiva parece começar a cativar a preferência dos seus treinadores. É rápido e incansável.

O Seleccionador

Morten Olsen.jpg

MORTEN OLSEN
Idade: 54 anos
País: Dinamarca
Carreira como treinador:

Títulos conquistados:2 Campeonatos da Dinamarca, 1 Campeonato da Holanda, 1 Taça da Holanda

Dinamarca

dinamarca_2.jpg
1
GR
2
DD
3
DE
4
DC
5
DC
6
MC
 Gravesen
7
MD
8
MC
9
PL
 Ebbe Sand
10
PL
11
ME
André Morais