O seleccionador nacional terá ao seu dispor um grupo de jogadores cheios de talento e qualidade individual, mas a dúvida reside em saber se esses jogadores vão conseguir apresentar-se como uma verdadeira equipa. Esta será a última oportunidade da chamada “geração de ouro” conseguir vencer um grande título internacional, e ainda para mais a jogar em casa.

Desde que chegou ao comando da Selecção Nacional, Scolari tentou renovar a equipa portuguesa com a entrada de jogadores mais jovens, casos de Tiago, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga. A fase de preparação não mostrou uma selecção ao melhor nível, mas espera-se a reacção da equipa lusa seja diferente quando os jogos forem a doer.

Portugal tem agora todas as condições para gritar vitória no próximo Europeu.

A Estrela

figo.jpg

FIGO – É a alma da selecção. A qualquer lado que a equipa portuguesa vá, não há uma única pessoa que não fale em Figo. Aliás, nos dias de hoje, Figo é quase sinónimo de Portugal. Esta realidade é bem esclarecedora da qualidade do futebol de Luís Figo.

O jogador “merengue” termina esta época em boa forma e promete levar a equipa das quinas às vitórias. O seu famoso nó cego sobre os adversários, a elevada visão de jogo e a qualidade de passe, são cartões de visita capazes de assustar o mais temível dos adversários. Grande parte das esperanças dos portugueses reside num Luís Figo de grande nível.

A Revelação

ronaldo.jpg

CRISTIANO RONALDO – É o jovem português do momento. Desde a sua transferência para o Manchester United, Cristiano Ronaldo tem aprendido com um maiores mestres do futebol, Alex Ferguson, e os resultados têm-se feito sentir. As jogadas individuais inconsequentes deixaram de ser uma constante e o jovem madeirense consegue agora dar maior profundidade ao seu futebol.

Dono e senhor de uma capacidade técnica estonteante, Cristiano Ronaldo faz a diferença em lances de um para um, e a sua velocidade será um ponto a ter em conta. Dada a sua qualidade e irreverência, o “red devil” será uma das apostas certas de Scolari para aterrorizar a baliza dos adversários.

O Seleccionador

scolari.jpg

LUIZ FELIPE SCOLARI
Idade: 55 anos
País: Brasil
Carreira como treinador:

Títulos conquistados: campeão alagoano (1982), campeão gaúcho (1987,1995), taça do Kuwait (1990), copa do Brasil (1991, 1994, 1998), copa Libertadores da América (1995, 1999), campeão brasileiro (1996), copa Mercosul (1998), torneio Rio-São Paulo (2000), Copa Sul-Minas (2001), campeão mundial (2002)

Portugal

portugal_2.jpg
1
GR
2
DD
3
DE
4
DC
5
DC
6
MC
 Costinha
7
MD
 Figo
8
MC
 Tiago
9
PL
 Pauleta
10
MC
 Rui Costa
11
ME
Bruno Amorim