Desde que a ex-URSS se desmembrou, a qualidade do futebol russo começou a decrescer. A emergência de novos valores não tem acontecido da forma desejada e por isso os principais jogadores da selecção da Rússia já estão perto do final de carreira. Ainda assim, algumas boas exibições dão o benefício da dúvida sobre as suas reais possibilidades de êxito.

Contrariar o favoritismo de Portugal e Espanha será a principal missão de uma equipa organizada que adquiriu dinâmica de vitória desde que Valery Yartsev chegou ao posto de seleccionador.

A Estrela

mostovoi.jpg

MOSTOVOI – Este russo que em tempos passou pelo Benfica encontrou um porto de abrigo no Celta e lá se fez rei. O veterano número dez continua a ser a principal estrela de uma selecção russa envelhecida e sem a magia de outros anos. Exímio cobrador de lances de bola parada, Mostovoi faz a diferença perante os demais.

A sua veterania já não lhe permite o vigor de outros tempos, mas a sua importância no puzzle da selecção russa continua a ser preponderante. A capacidade técnica apurada e a elevada visão de jogo tornam o estratega russo num perfeito “alvo a abater” pelos adversários.

A Revelação

ismailov.jpg

ISMAILOV – Considerado o melhor jogador do campeonato russo dos últimos anos, Ismailov tem tido uma rápida ascensão. O jovem de 21 anos é capaz de jogar em qualquer posição do meio campo ofensivo e é uma aposta certa do seleccionador russo.

A nova estrela apresenta uma capacidade técnica apreciável e poderá fazer estragos no próximo Europeu. Concilia velocidade com técnica, tendo uma grande visão de jogo. Será certamente um dos jogadores que a armada russa vai utilizar no Europeu.

O Seleccionador

yartsev.jpg

VALERY YARTSEV
Idade: 55 anos
País: Rússia
Carreira como treinador:

Títulos conquistados: Campeão russo (1996)

Rússia

russia_2.jpg
1
GR
2
DD
3
DE
4
DC
 Onopko
5
DC
6
MC
7
MD
8
MC
9
PL
10
MC
 Mostovoi
11
PL
 Kerzhakov
Bruno Amorim