Em 2000 não passaram da primeira fase. Dois anos mais tarde, no Mundial, deixaram para trás a poderosa Argentina. E em Portugal? Como será? A dupla de seleccionadores suecos (novidade na esfera futebolística) promete uma grande Suécia. Os jogadores alinham pelo mesmo diapasão. Muitos já assumiram ser uma frustração não chegar à final.

Os suecos chegam a Portugal com a moral em alta, ainda para mais depois de Henrik Larsson, o seu melhor jogador, ter regressado à selecção. O seu futebol directo é sempre complicado de travar. Conseguirão os suecos provar isso mesmo? Dinamarca, Itália e Bulgária têm a palavra.

A Estrela

Larsson.jpg

LARSSON – É adorado em Glasgow, terra do Celtic, clube que representou durante 7 anos. Apelidado de Deus pelos adeptos “católicos”, a devoção destes a Larsson ficou bem evidente no último jogo da equipa que marcou a sua despedida. Emocionadas, 80 mil pessoas ovacionaram Larsson, durante largos minutos. Pelo clube escocês, Larsson tem quase tantos golos como jogos. Este facto atesta bem da capacidade finalizadora do avançado sueco. Joga e remata muito bem com os dois pés e apesar de não ser muito alto também está habituado a marcar muitos golos de cabeça.

Irá formar com Zlatan Ibrahimovic uma das duplas de ataque mais temíveis do Euro2004. Henrik Larsson regressa à selecção após ter recebido milhares de pedidos dos adeptos, quer através de cartas, e-mail ou telefonemas. Os seleccionadores suecos também pediram a Larsson que reconsiderasse o abandono à selecção e o “Deus de Glasgow” acedeu a dar o contributo a uma Suécia que aposta forte nesta competição.

A Revelação

Kallstrom.jpg

KALLSTROM – Kallstrom é a esperança mais emergente do futebol sueco. Um médio de características amplas, que joga de “costa a costa”. Desempenha com a mesma eficácia as posições de médio defensivo e médio ofensivo. Dono de um bom remate, marca muitos golos. Despontou para o futebol no Hacken, joga actualmente no Rennes. Kallstrom teve outras propostas, mas na altura o jogador sueco afirmou não querer dar passos exagerados. Um bom Europeu poderá acelerar nova transferência.

Kallstrom passou quase directamente da selecção júnior para os AA. A sua presença na selecção de esperanças foi esporádica, sendo apenas dispensado para actuar pelos sub-21 em jogos importantes. Assim foi no play-off de apuramento para o Europeu de esperanças. Kallstrom ajudou a Suécia a eliminar a Espanha. 3-1 no total da eliminatória e um golo do jogador do Rennes. O seu futebol rectilíneo e eficaz, mas também criativo deverá ser de grande utilidade à selecção escandinava.

O Seleccionador

Soderberg.jpg

TOMMY SODERBERG
Idade: 55 anos
País: Suécia
Carreira como treinador:

Títulos conquistados:Campeonato da Suécia (1992)

Lagerback.jpg

LARS LAGERBACK
Idade: 55 anos
País: Suécia
Carreira como treinador:

Títulos conquistados:

Suécia

suecia_2.png
1
GR
2
DD
3
DE
4
DC
5
DC
6
MC
7
MD
8
MC
9
PL
10
PL
11
ME
 Ljungberg
André Morais