O anúncio foi feito hoje por George W. Bush, que aceitou o pedido de demissão do agora ex-director dos serviços de inteligência americanos.

A notícia é avançada hoje, mas não se conhecem mais pormenores. Sabe-se apenas que George Tenet deverá deixar o cargo em meados do mês de Julho e que será temporariamente substituído por John McLaughin, o número dois da CIA. “Vou sentir a falta dele”, disse George W. Bush. O Presidente elogiou ainda o desempenho de Tenet, afirmando que este “fez um trabalho soberbo em nome do povo norte-americano”.

Apesar dos elogios e de George Tenet ter alegado razões pessoais para justificar o pedido de demissão, sabe-se que Tenet foi alvo de várias críticas pela forma como a CIA geriu a questão do Iraque. O secretário de Estado norte-americano Colin Powell afirmou recentemente que a CIA se enganou “deliberadamente” sobre a alegada existência de armas de destruição maciça no Iraque. Recorde-se que este foi um dos motivos invocados pela Administração Bush para justificar uma intervenção militar no território iraquiano.

George John Tenet, de 51 anos, foi nomeado director da CIA (Central Intelligence Agency) em 1997, durante a presidência de Bill Clinton, e era um dos poucos elementos da Administração Clinton que permaneceu em funções depois da eleição de George Bush.

Foto: AP

Ana Correia Costa