Eleições autárquicas no Porto provocam divergências entre os socialistas.

A concelhia local do PS/Porto não atribui legitimidade a Francisco Assis para assumir unilateralmente a tese da coligação à esquerda, noticia “O Comércio do Porto“. Estas declarações vêm contradizer à opinião de Francisco Assis publicada na edição de hoje do jornal “Público“. Para o presidente do PS-Porto o contributo dos restantes partidos de esquerda não deve ser menosprezado, apesar da maioria absoluta alcançada nas legislativas.

Também Manuela Melo, deputada do PS, em declarações ao JPN, reforça a ideia de uma coligação pré-eleitoral à esquerda defendida por Francisco Assis. Embora com algumas reservas quanto à possível coligação PS, CDU e BE, a deputada socialista considera legítimo o objectivo da coligação, já que Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto, “não fez nada para que não merecesse ser despejado”.

CDU, BE e PSD negaram-se a prestar qualquer tipo de declarações ao JPN. No ar ficam possíveis coligações tanto à direita (PSD-CDS/PP), como à esquerda (PS, CDU e BE) para as próximas eleições autárquicas em Outubro.

Andreia Ferreira
Bruna Pereira