O Grupo de Reintrodução do lince-ibérico, criado especificamente para a concretização deste projecto conjunto entre portugueses e espanhóis, teve hoje a sua primeira reunião.

A iniciativa tem como objectivo reintregar no ecossistema português animais criados em cativeiro, até ao ano 2010. Segundo a notícia avançada pelo Diário de Notícias, o repovoamento em Portugal será feito na Serra da Malcata e no vale do Guadiana.

O representante português no Grupo de Reintrodução, Pedro Sarmento, afirma que esta primeira reunião serviu principalmente para definir os locais onde as principais iniciativas vão decorrer. Segundo o biólogo do Instituto de Conservação da Natureza, “foram definidas duas fases para o projecto: a primeira, já possível através de dados cartográficos, deverá estar concluída até ao final deste mês e será apoiada por especialistas suíços em felinos; a segunda, mais profunda, consiste na elaboração de projectos específicos ao nível do habitat e deverá estar finalizada em Maio”. Outra das grandes e eternas preocupações é a caça furtiva.

Pedro Sarmento acumula a sua acção nesta iniciativa com os cargos de director da Reserva Natural da Serra da Malcata e de coordenador-geral do lince ibérico.

As expectativas são de que, até 2010, a reprodução do lince ibérico em cativeiro seja suficiente para povoar toda a área que anteriormente lhe era atribuída.

Na península inteira existem pouco mais de 150 exemplares da espécie. Esta é a última hipótese para o felino que já povoou várias zonas de Portugal. Animal especificamente mediterrânico, o lince ibérico viu a sua população no país decrescer devido ao recuo dos bosques e matas, assim como à diminuição dos coelhos bravos.

Carlos Luís Ramalhão
Sofia Pissarro