Cerca de 40% da população portuguesa reside nas 141 cidades portuguesas. São 4 milhões de pessoas que vivem em apenas 2% do território português, números que fazem da densidade populacional média (número de habitantes por kilómetro quadrado) das cidades 20 vezes superior à média nacional.

O Atlas das Cidades de Portugal, estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE), agora publicado, mostra também que metade da população residente está concentrada apenas em 14 das 141 cidades.

Dado curioso é o facto de, apesar destes elevados níveis de concentração demográfica, os centros urbanos apresentaram, entre 1991 e 2001, uma taxa de crescimento da população inferior à média nacional. Para o INE, esta situação é explicada pelo fenómeno de despovoamento dos centros das grandes cidades, principalmente Porto e Lisboa.

Desemprego mais elevado nas cidades

A taxa de desemprego registada nas cidades é mais elevada face à média nacional. Os 6,8% da média nacional são claramente superados pelos 7,4% apurados nos centros urbanos e há cidades – como o Porto, o Barreiro ou Serpa – onde este número ultrapassa os 10%.

Disparidades entre Litoral e Interior

O estudo conclui também que é nas cidades do litoral onde as taxas de natalidade são mais elevadas e onde as taxas de envelhecimento são mais baixas. As cidades junto ao mar também apresentam melhores índices de alfabetismo e maior taxa de participação no ensino superior.

Miguel Conde Coutinho