Quem quiser ter acesso a uma consulta na FMDUP tem duas alternativas à escolha: a Clínica Externa e o serviço de consultas das pré-graduações. Este serviço funciona de maneira muito diferente da Clínica Externa. Os pacientes são atendidos por alunos do quinto e sexto anos da faculdade durante as aulas de cada especialidade do curso.

As consultas demoram mais tempo, mas o preço acaba por ser mais baixo rondando os 10 e os 15 Euros. Mas arranjar uma consulta com alunos pré-graduados não é fácil. Cada paciente deve submeter-se a um processo de triagem para adequar o seu problema de saúde ao calendário das especialidades leccionadas durante o curso. A procura é muita e já chegou a haver casos de pessoas mais carenciadas a dormir à porta da faculdade para conseguir uma consulta.

Na Clínica Externa não há uma grande dificuldade na marcação de consultas. Segundo Helena Figueiral, “não há grandes listas de espera. As pessoas geralmente são atendidas entre uma semana a quinze dias e quando são situações de urgência são sempre atendidas”.

Sónia Maia foi uma das doentes que recorreu aos serviços da Clínica Externa da FMDUP. Sónia explicou que foi pelo facto de ter um caso mais complicado que a sua dentista decidiu tratá-la sob a supervisão dos seus professores.

Sónia Maia mostra-se muito satisfeita com o atendimento que veio encontrar na clínica: “o trabalho é muito bem feito e não desfazendo o saber de outros médicos, o saber está nas faculdades. Aqui estão os professores doutores, estão os mestres todos. Aqui é que se sabe o que se faz!”.

Até que a Medicina Dentária passe a constar do leque de serviços prestados no Serviço Nacional de Saúde, a Clínica Externa da FMDUP vai continuar a ser uma boa alternativa para quem não pode dispor de muito dinheiro para tratar da sua saúde oral. As consultas estão abertas ao público em geral e são realizadas todas as quintas-feiras. As marcações devem ser efectuadas previamente na Faculdade de Medicina Dentária.

Bruna Pereira
Hugo Manuel Correia