A Associação Portuguesa de Direito ao Consumidor (APDC) acredita que a publicidade que envolve crianças é um dos factores que está na origem do acréscimo substancial de vendas da McDonald’s Portugal. “São os menores que habitualmente alimentam estas campanhas publicitárias, são eles os principais protagonistas”, explica o presidente da APDC, Mário Frota, que considera que as crianças são usadas por certas marcas comercias como instrumento publicitário para aumentar o nível de vendas. A McDonald’s é uma das maiores cadeias de restaurantes de “fast-food” do mundo.

Em Portugal a McDonald’s aumentou em 7% as vendas em 2004 face ao ano anterior, tendo atingido 163,2 milhões de euros. Em declarações ao JPN, Mário Frota explica que “a publicidade em alguns casos é dirigida directamente às crianças ou que pelo menos as envolve na transmissão da mensagem. A publicidade e os próprios brindes anexados à alimentação da McDonald’s por regra violam os códigos deontológicos no âmbito da publicidade infanto-juvenil”. Cerca de 30% das camadas mais jovens apresentam níveis de obesidade preocupantes.

Ainda assim, A APDC indica que se registam poucas queixas de consumidores em relação a empresa e explica que “a própria cadeia quando se implantou no país se preocupou em convidar os responsáveis da comissão de segurança alimentar da APDC para demonstrarem os seus métodos e os seus processos de higiene nas suas operações alimentares”.

Aumento das vendas com o Euro 2004

A McDonald’s esteve associada ao campeonato de Futebol Euro 2004. Foi um dos patrocinadores oficiais e tinha um protocolo com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Esta associação ao evento desportivo teve um “impacto positivo” na imagem e nas vendas da empresa, reconheceu à agência Lusa o director-geral da empresa, João Noronha Lopes.

Nessa altura, com o grande afluxo de turistas “é evidente que em particular os turistas de mochilas às costas procuraram uma comida mais rápida e tinham como pontos de referência cadeias de ‘fast-food’ de que a McDonalds é na realidade um dos expoentes”, afirma Mário Frota.

Comida rápida é um sinal dos tempos

Mário Frota acredita “que com os actuais padrões de vida os pais não consigam resistir também à comida plástica que predomina um pouco por todo o lado”.

“A maior contradição existe nas próprias escolas, locais privilegiados da chamada comida rápida quer com as máquinas automáticas de refrigerantes quer com toda a variedade de confeitaria da mais plástica que se possa imaginar”, refere o presidente da APDC. O responsável julga ser necessário nas escolas uma educação para a sociedade de consumo e para a segurança alimentar. Só desta forma é que os jovens terão os conhecimentos necessários para se protegerem das mensagens persuasivas da publicidade

A Mcdonald’s tem 113 restaurantes em Portugal e prevê a abertura de mais três novos restaurantes no decorrer deste ano.

Pedro Sales Dias