Perante um mercado de trabalho saturado onde começa a ser difícil encontrar estágios, a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) viu-se na “obrigação” de criar um projecto que ajudasse os alunos a adaptarem-se às dificuldades de início de carreira.

A criação de uma Clínica Externa foi a melhor forma de atingirem esse objectivo. Utilizando os recursos disponíveis da faculdade, uma vez por semana, médicos dentistas recém licenciados na FMDUP e de outras faculdades do norte recebem doentes como numa normal clínica privada.

Helena Figueiral é professora da faculdade e está a coordenar a Clínica Externa desde Janeiro deste ano. Em declarações ao JPN, defende que “através deste estágio, os jovens médicos dentistas podem ter a experiência de trabalhar sozinhos, tendo só uma mãozinha quando precisam”. “É também um serviço que prestamos à comunidade”, acrescenta.

Os jovens profissionais acolheram com satisfação esta iniciativa da FMDUP. Quem o diz é André Correia, um dos supervisores da clínica: “os colegas médicos dentistas receberam bem esta oportunidade de trabalharem mais, porque o mercado está a ficar saturado, e esta é uma boa oportunidade de manterem a prática”.

Os preços das consultas são substancialmente mais baixos do que os praticados nos outros consultórios. Segundo Helena Figueiral, o preço de uma consulta nesta clínica ronda os 20 euros. Desta forma, uma vez que a medicina dentária não faz parte do Serviço Nacional de Saúde, este projecto constitui uma oportunidade valiosa para que os doentes com menos possibilidades económicas possam tratar da boca e dos dentes.

Como o valor das consultas é bastante baixo e a clínica só funciona uma vez por semana, as remunerações dos médicos que nela prestam serviço acabam por ter um valor simbólico. “Não é uma forma de aumentar as suas possibilidades económicas porque não obtêm grandes rendimentos aqui na faculdade”, esclarece André Correia.

Bruna Pereira
Hugo Manuel Correia