A liturgia fúnebre tem início às 10h00 locais (09h00 em Lisboa) na Basílica de S.Pedro, presidida pelo cardeal Joseph Ratzinger, responsável do colégio de cardeais. Prevê-se que a cerimónia terá três horas de duração e será celebrada em latim e italiano, principalmente.

A missa será concelebrada por 600 cardeais, bispos e padres. Nas cerimónias estão presentes 1400 chefes de Estado e de Governo de todo o mundo e outras cinco mil personalidades ilustres, incluindo diversos líderes religiosos. Portugal está representado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral.

As autoridades estimam que uma multidão de três a quatro milhões de pessoas dispersas pela cidade de Roma vá assistir à cerimónia através de vários ecrãns gigantes espalhados por diversos lugares. A cidade foi encerrada desde a sua grande circular até ao centro, para poder deixar o espaço livre à circulação dos peregrinos.

A capital italiana está sob apertadas medidas de segurança. Armamento de defesa anti-aérea, vasos de guerra da Marinha italiana participam numa complexa operação de segurança.

Milene Câmara