O Diário Económico avança hoje os primeiros resultados do relatório da Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI), que revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) português vai crescer 1,8%, contra apenas 1,6% da média da Zona Euro.

Este cenário optimista contrasta com outras projecções entretanto já avançadas. A Comissão Europeia anunciou na semana passada que, segundo os seus cálculos, a economia portuguesa vai continuar a divergir da Europa em 2005 e disse mesmo que, em 2006, Portugal irá continuar a divergir face à zona euro. Também o Banco de Portugal já tinha divulgado o seu prognóstico negativo para os anos de 2005 e de 2006: o PIB português vai continuar a divergir da média da zona euro.

A confirmarem-se as projecções do FMI, será a primeira vez em cinco anos que Portugal entra em convergência com a zona Euro.

O FMI avança também com uma projecção de crescimento da economia mundial de 4,3%, mas avisa que os riscos relacionados com o mercado do petróleo vão ser maiores no longo prazo.

Miguel Conde Coutinho