Especialistas de todo o mundo reunem-se sexta-feira no I Encontro Internacional sobre o envelhecimento da população, fenómeno que acontece principalmente na Europa. O encontro decorre na reitoria da Universidade do Porto (UP).

O aumento da longevidade, a par da maior capacidade para controlar a natalidade, trouxe para o centro da agenda política e científica da União Europeia o problema do envelhecimento das sociedades modernas.

Os especialistas vão abordar questões como o declínio da população activa, o envelhecimento da mão-de-obra e o envelhecimento feminino. Serão também discutidas a necessidade crescente de cuidados de saúde e assistência às pessoas idosas e a pressão que provoca sobre os regimes de pensão e finanças públicas.

O encontro é organizado pelo Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da UP. A sessão de abertura está marcada para a próxima sexta-feira, dia 15, no auditório da reitoria da UP e ficará a cargo de João Barreto, chefe de Serviço de Psiquiatria do Hospital São João.

Milene Câmara