O que pode fazer um licenciado em Direito? É a esta pergunta a que tentam responder as conferências da semana do emprego a decorrer na Faculdade de Direito da UP.

A Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) dedica esta semana às saídas profissionais. A “Semana do Emprego” conta com um ciclo de conferências que tenta alertar os alunos para todas as possibilidades de emprego ao alcance de quem acaba uma licenciatura em Direito. O evento conta com a participação da Faculdade de Direito (através do Gabinete de Relações com o Exterior e o Conselho Directivo), o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) e a Associação de Estudantes da FDUP.

Marianela Santos Silva, psicóloga do GIP na Associação de Estudantes da FDUP, salientou ao JPN a importância de debater a empregabilidade nas faculdades, até porque muitos são os alunos que entram sem terem a noção do que é um curso superior na realidade. No caso do curso de Direito, Marianela Santos Silva refere que já encontrou casos de alunos que seguiram Direito “porque pensaram que era como nas séries e nos filmes de advogados que aparecem na televisão”. O resultado é uma procura desesperada por um rumo novo a dar à vida, agora que o curso está começado.

Do lado dos alunos, o que mais interessa são as aplicações práticas. O finalista Nuno Barbosa tem acompanhado as evoluções das saídas profissionais e vê estes encontros como “uma forma das empresas terem a noção onde estão os licenciados da FDUP, que ultimamente têm tido muita saída”.

Do curso de Direito não saem só advogados

Para acabar com a ideia de que de um curso de Direito saem apenas advogados foram convidadas personalidades de várias áreas para as conferências. No primeiro painel estiveram representantes da área da diplomacia, dos registos e notariado, da Polícia Judiciária e da carreira académica.

António Costa Moura, do Ministério dos Negócios Estrangeiros foi um dos convidados e fez questão de frisar que quem gosta do Direito pode também gostar de outras coisas e seguir por exemplo, uma carreira diplomática: “quem gostar de Direito Internacional e Ciência Política, de ler notícias internacionais e tiver interesse na orgânica do Estado, deve pensar seriamente em seguir uma carreira diplomática”.

O ciclo de conferências na FDUP continua com mais convidados de várias áreas até sexta-feira.

Bruna Pereira