No próximo dia 6 de Outubro, a Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) celebra o seu 10º aniversário. Uma data que é comemorada com especial sabor e cheiro a casa nova. Depois de ter partilhado o espaço da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, e de um período de quase dois anos no edifício Parcauto, na Praça Coronel Pacheco, a FDUP já tem um edifício definitivo.

Contudo, este processo de transição nem sempre foi pacífico e a Associação de Estudantes da FDUP (AEFDUP) não concordou com a passagem da faculdade pelas instalações do Parcauto. Além disso, a AEFDUP critica a falta de abertura do Conselho Directivo para com a associação. O órgão contrapõe que as relações entre ambas as partes são boas e que a faculdade “por ser pequena, é quase uma família”.

As novas instalações da FDUP estão a funcionar há pouco mais de um ano e albergam também as aulas teóricas da Faculdade de Farmácia e acções da Ordem dos Advogados. Há ainda pormenores a ultimar, como a passagem da Biblioteca para o novo edifício.

Mas nem só de estudo é feito o Direito. Há grupos e associações que também fazem o dia-a-dia (e as noites) da faculdade.

Ao contrário do que o cidadão comum possa pensar, as saídas profissionais de um curso de Direito não se resumem ao exercício da advocacia. Há alternativas, como a magistratura, a vida académica e a diplomacia. O JPN foi conhecer alguns exemplos de sucesso formados pela FDUP.

João Pedro Barros
Letícia Amorim