“O objectivo é difundir e divulgar aspectos da cultura, da literatura e da língua espanholas”. É assim que Rogelio Ponce de León, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) apresenta as III Jornadas de Língua e Cultura Espanholas. O evento começou ontem, quarta-feira, e junta professores, alunos e outros apaixonados pelo país de “nuestros hermanos”.

Cristina Varandas é finalista de Línguas e Literaturas Modernas Variantes Estudos Portugueses e Espanhóis na FLUP, mas o primeiro ano de faculdade foi na variante Português/Francês. A mudança, explica Cristina Varandas, foi sobretudo motivada pelas saídas profissionais: “comecei a informar-me com amigas minhas que estudavam espanhol e decidi também mudar, porque eram menos alunos e havia mais possibilidades de emprego”.

Tal como Cristina Varandas, muitos são os alunos que começam a trocar o inglês, o francês e o alemão pelo idioma do país vizinho. Rogelio Ponce de León vê o número de alunos aumentar nas salas a cada ano que passa e como professor justifica essa escolha. O castelhano, diz Rogelio Ponce de León, é essencial, principalmente para quem vive no país fronteiriço: “em Portugal, o espanhol devia ter mais cabimento, já que a maioria das nossas trocas comerciais e culturais são feitas com Espanha.”

No que toca ao intercâmbio de estudantes durante os programas europeus Sócrates e Erasmus, Espanha e Alemanha são os países favoritos. Carla Augusto, responsável pela parte internacional do Gabinete de Gestão de Projectos, dá o exemplo da FLUP, onde num total de 87 alunos já inscritos para o próximo ano, 27 escolheram como destino a Espanha.

Aproveitando os 400 anos da publicação do D. Quixote de Miguel de Cervantes, a FLUP deleita todos os amantes da Língua e Cultura Espanholas durante três dias. O castelhano será a língua oficial do evento, onde não vão faltar conferências, mostras bibliográficas, projecção de filmes e seminários. A maioria destas actividades decorre no Auditório Nobre da FLUP.

Amanhã, sexta-feira, dia de encerramento das III Jornadas de Língua e Cultura Espanholas, há um concerto do Grupo de Música Doméstica de Santiago de Compostela no Palácio de Cristal, às 21h30. A música interpretada é do tempo da rainha Isabel, a Católica.

Bruna Pereira