Com 94 anos de existência, a Faculdade de Ciências nasceu com a própria Universidade do Porto. Criada em 1911, encontra reminiscências na remota Real Academia da Marinha e Comércio, instituída em 1803 pelo Príncipe-Regente D. João (futuro D. João VI).

“Senhora” das ciências exactas, tem a Matemática como a licenciatura mais antiga e a Arquitectura Paisagista como a mais recente. Com uma história feita de sucessos, é hoje uma das faculdades que oferece um leque mais diversificado de opções formativas aos alunos.

Espalhada pela cidade, Ciências está a passar por um processo de mudança de instalações. Um plano de desenvolvimento, que apesar de não ser pacífico entre a comunidade estudantil, representa uma aposta no futuro pela UP.

Pipetas, provetas, tubos de ensaio e muito espírito curioso preenchem o dia dos estudantes candidatos a cientistas. Candidatos a cientistas? Cientistas, talvez não, mas sim profissionais capazes de exercer em múltiplas áreas do mercado de trabalho, como nos explica o homem à frente dos destinos da FCUP.

Elogiada por quem vem de longe, Ciências é muito mais que uma faculdade. É um centro de investigação activo em vários domínios e reconhecido pela comunidade científica.

O JPN dedicou-se a analisar à lupa este mundo peculiar. Desde a lógica matemática à complexidade biológica, nem o céu é um limite para o estudo desta instituição. De microscópio ou telescópio, vamos espreitar este reino das ciências e descobrir as histórias que cada partícula nos pode contar.

Milene Câmara