Gustavo Mendes e Pedro Almeida são dois dos casos de sucesso da FPCEUP. Enveredaram ambos pela área da investigação.

gustavo_mendes.jpgGustavo Mendes é colaborador de consulta psicológica de crianças e adolescentes. Presta o serviço à comunidade da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UP (FPCEUP). É um dos licenciados da faculdade que conseguiu arranjar emprego. Está a tirar um doutoramento e simultaneamente a exercer psicologia com as consultas da faculdade à comunidade.

Ser colaborador nas consultas de psicologia da faculdade foi um dos grandes impulsionadores para o facto de estar a tirar um doutoramento. Permite aprender para além da licenciatura, afirma Gustavo Mendes. Para o licenciado em psicologia da FPCEUP, “a vantagem de tirar o doutoramento é estar a investigar e simultaneamente a dar consulta psicológica”. “O meu doutoramento ganha com a prática e a prática ganha com os estudos”, acrescenta.

“Um óptimo ambiente”

pedro_almeida.jpgPedro Almeida é ainda estudante na FPCEUP. Apesar disso, faz já parte de um grupo de investigação da faculdade e pertence à Associação de Estudantes. O aluno de Ciências da Educação venceu também uma bolsa de mérito da reitoria da Universidade do Porto, por ser o melhor aluno da sua faculdade.

Para Pedro Almeida o melhor de estudar na faculdade de psicologia prende-se com o ambiente da faculdade. Apesar de ser um dos melhores alunos da faculdade, de fazer parte de um grupo de investigação e de ter recebido uma bolsa de mérito, Pedro não pensa muito no futuro. Diz apenas que gostaria de continuar na área da investigação, porque o fascina mais e acrescenta que gostaria de continuar os seus estudos fora de Portugal.

Andreia Ferreira