“Skinheads” de inspiração nazi portugueses promovem amanhâ, sábado, em Portugal um concerto com três bandas de rock de tendência nazi, informou a associação SOS Racismo com base num comunicado divulgado pelos organizadores junto dos simpatizantes do movimento.

O referido comunicado, reproduzido por uma nota divulgada pela SOS Racismo, alerta para a realização de um “concerto em Portugal”, sem no entanto avançar qualquer informação quanto à localização do evento nacionalista.

A Policia Judiciária já tomou conhecimento da realização do concerto de amanhã. As autoridades “têm conhecimento do concerto, mas não é oportuno prestar mais esclarecimentos sobre o assunto” referiu à Lusa fonte da PJ.

No concerto participarão as bandas Dissens, da Suíça, Ódio, de Portugal, e Jungsturm da Alemanha. Três bandas referenciadas no meio musical e no movimento nacionalista pela promoção de ideias fascistas e o orgulho nacionalista e por incitarem ao ódio e violência racistas.

No comunicado especifica-se que a informação do concerto, divulgada “com três meses de antecedência”, deve ser transmitida com discrição, apenas de boca em boca, aos camaradas, amigos e pessoas que possivelmente gostassem do evento”. O comunicado é atribuido pela SOS Racismo à secção portuguesa da organização norte-americana “The Hammerskin Nation”.

A nota oficial indica indica que está a ser feito um esforço financeiro “brutal” para a realização deste evento e que muitos dos elementos “skins” já se “prontificaram a doar” do seu proprio dinheiro para ajudar.

“A SOS Racismo já fez o que está ao seu alcance, preocupamo-nos com o problema, mas não somos a polícia. Enviámos o comunicado com a convocatória para o concerto ao Presidente da República, primeiro-ministro e ministro da Administração Interna para que sejam tomadas medidas”, afirmou ao JPN José Falcão. A SOS Racismo espera que “se tomem medidas”.

A “Hammerskin Nation” é um organização fundada nos Estados Unidos, conhecida por promover de forma organizada, ideais de violência e o fascismo e a supremacia da raça branca.

Até agora desconhece-se o local exacto onde o concerto de amanha se vai realizar. A organização está envolta de grande secretismo, próprio deste tipo de eventos. O JPN tentou encontrar informações sobre o encontro em fóruns e “sites” de inspiração fascista, sem quaisquer resultados práticos.

Pedro Sales Dias