O “Correio Verde”, produto postal dos CTT, é candidato aos 6th World Mail Awards (Prémios Mundiais dos Correios). Esta competição mundial premeia os melhores projectos deste sector. Segundo o site oficial dos Mail Awards, o “Correio Verde” é candidato à categoria “Marketing”. Ao contrário do que foi noticiado no site oficial dos CTT e difundido por orgãos de comunicação social, o produto “Correio Verde” não é candidato à categoria “Innovation” (Inovação). Segundo fonte oficial da direcção da empresa, em declarações ao JPN, “há um erro nos dados noticiados no site dos CTT”.

O “Correio Verde” é um serviço de correio que prima pela facilidade e rapidez de envio. Não precisa de ser pesado e já tem selo, e os invólucros podem ser adquiridos na Estações de Correios ou em alguns hipermercados. O Correio Verde está disponível em envelopes, saquetas almofadadas ou caixas de cartão, cujos preços variam entre os 65 cêntimos e os 3 euros. O serviço, inspirado na Via Verde (curiosamente, outra invenção portuguesa), dispensa o balcão, evitando constrangimentos de tempo.

Ao contrário dos produtos postais convencionais, o “Correio Verde” é pago respeitanto uma pré-franquia, e não pelo peso. “Desde que caiba no invólucro pode ser colocado sem problemas de peso”, afirma a mesma fonte. Os CTT comprometem-se também à entrega da correspondência num prazo máximo de 1 dia útil para correio continental. No que toca à correspondência para as ilhas (Madeira e Açores), prevê-se a chegada em 2 dias úteis, e para o resto do mundo em 5 dias úteis.

O produto “Correio Verde”, candidato na categoria “Marketing”, dispôs de uma campanha publicitária cujo custo rondou um milhão de euros. A imagem do produto foi criada pela agência Brandi. Esta agência, que ganhou o prémio de Melhor Agência de Design 2005, contribuiu também para o título concedido aos CTT de Melhor Anunciante de Design deste ano, atribuído pelo Festival Clube dos Criativos.

Os “Mail World Awards” decorrem anualmente para prestigiar os projectos que se destacam nas categorias de Customer Service (Serviço ao cliente), e-Commerce (Comércio electrónico), Industry Leadership (Liderança no mercado), Innovation (Inovação), Marketing, Quality (Qualidade), Security (Segurança), Technology (Tecnologia), e Transformation (Reformulação da empresa e serviços). Todos os operadores postais, públicos ou privados e de qualquer parte do mundo, são convidados a participar.

A candidatura do “Correio Verde” à categoria “Marketing” foi agora anunciada a concurso e os vencedores serão conhecidos na Cerimónia de Gala que decorrerá hoje à noite, quarta-feira, dia 11 de Maio, na Bélgica, no Sheraton Hotel & Owers, em Bruxelas. Os 26 produtos candidatos vão ser avaliados por um júri internacional, composto por um painel de especialistas do sector.

Na próxima sexta feira, realiza-se a “World Mail & Express Europe Conference and Exhibition”. Esta exposição mundial anual decorre entre os dias 13 e 15 deste mês em Amesterdão. Com o tema “Innovation for the costumer” (Inovação para o cliente), este encontro conta com a presença confirmada de mais de 40 especialistas no sector. Este encontro tem como objectivo promover o diálogo entre os sectores público e privado.

Agostinha Garcês de Almeida