O presidente da Câmara de Matosinhos esteve hoje na reabertura ao público da Casa-Museu Abel Salazar, em S. Mamede Infesta. Narciso Miranda assinou um protocolo de colaboração com a Universidade do Porto (UP). O autarca socialista classificou a iniciativa como “um investimento para o futuro”.

Narciso sublinhou também a importância da assinatura do protocolo no Dia Internacional dos Museus. “Vir aqui à Casa-Museu Abel Salazar assinar um protocolo de colaboração entre a Câmara [de Matosinhos], a Casa-Museu Abel Salazar e a Universidade do Porto é um grande investimento no futuro. Estamos a dar futuro ao nosso passado”, disse.

Também o pró-reitor da Universidade do Porto destacou a importância da reabertura ao público da Casa-Museu Abel Salazar. Manuel Janeira disse que é “fundamental que a universidade invista em colecções com a qualidade da de Abel Salazar”. O pró-reitor acrescenta que com esta iniciativa a UP pretende juntar responsáveis dos museus da UP e peritos de museologia para dar a conhecer o estado actual dos museus da universidade.

Museu universitário virtual no final do ano

Com o objectivo de divulgar as colecções dos museus universitários, a Universidade do Porto está a preparar para o final do ano um museu virtual. O projecto contará inicialmente com três colecções: a do Museu Abel Salazar, a das faculdades de Medicina e de Belas-Artes. O pró-reitor esclarece que foram escolhidas estas três colecções “de espaços diferentes de museus da UP” “em torno da ideia de corpo”.

A Casa-Museu Abel Salazar é património da UP. Do espólio da Casa-Museu fazem parte, nomeadamente, desenhos, aguarelas, óleos, esculturas, gravuras e trabalhos de investigação científica da autoria do cientista, médico e escritor.

Andreia Ferreira
Foto: UP