Adolescentes e Crianças Obesas em Regime de Dieta e Actividade física (ACORDA) é o programa da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto (FCDEF) direccionado a crianças com problemas de obesidade. 30% das crianças entre 7 e os 10 anos têm excesso de peso. Portugal é o segundo país da União Europeia com maior taxa de crianças obesas. Consciente deste problema a FCDEF criou, através da professora Paula Santos, o programa ACORDA.

Este programa aceita crianças com problemas de peso recomendadas pelos hospitais do Porto, mas também recomendadas por pediatras particulares. O programa consiste na estimulação das crianças para a prática de actividade física e na consciencialização de hábitos alimentares saudáveis.

Também integradas no mesmo programa estão as aulas de desporto para os pais. Muitas vezes o problema da obesidade deve ser encarado por toda a família e não apenas pela criança em questão. Para Paula Santos, o “problema da obesidade implica uma mudança de hábitos alimentares de toda a família e não apenas da criança. Quando é a família inteira empenhada num objectivo comum, é muito mais fácil conseguir o sucesso”.

As aulas de desporto do programa ACORDA estão abertas para todos os interessados às segundas, quartas e sextas das 17h30 ás 18h30.

Pedro Gonzaga Nolasco
Foto: Liliana Rocha Dias