A greve nacional de professores prossegue e começa a produzir as primeiras mazelas no calendário de exames nacionais do 12º ano. No dia em que se realizavam os exames de Matemática, sete dos 65.814 alunos inscritos não realizaram a prova por causa da greve, segundo dados revelados pelo Ministério da Educação (ME).

Apesar deste incidente, o ME afirmou que os exames decorreram dentro da normalidade nas escolas de todo o país.

O segundo dia da greve decretada pela Federação Nacional de Professores (FENPROF) e pela Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) detinava-se aos professores e funcionários em serviço na área abrangida pela Direcção Regional de Educação de Lisboa.

Amanhã a greve afectará as escolas abrangidas pela gestão da DREN – Direcção Regional da Educação do Norte. Quinta-feira é a vez dos professores e funcionários abrangidos pela DRE do Alentejo e Algarve protestarem.

Na origem da greve estão as recentes medidas implementadas pelo Governo que, segundo os sindicatos, são lesivas para os educadores de infância e professores.

Hugo Manuel Correia
Foto: Stock Exchange